ASSINATURA DE CONTRATO DE GESTÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

23 Dezembro 2020

Decorreu nesta quarta-feira, dia 23 de dezembro, na sala de reuniões do edifício da Câmara Municipal de Vagos, a assinatura do “Contrato de Gestão de Eficiência Energética do Sistema de Iluminação Pública”, entre o Município de Vagos e a ISETE – Inovação de Soluções Económicas e Tecnologias Ecológicas S.A.

O objetivo desta ação é implementar um conjunto de medidas de beneficiação de tecnologia e de gestão, as quais visam a redução dos consumos de energia e melhoria da qualidade de serviço durante o período de vigência do contrato.

Tal passará por trocar as luminárias de Iluminação Pública existentes por equipamentos novos, mais eficientes energeticamente, de tecnologia LED e com possibilidade de telegestão, com menor manutenção, sendo que essa ficará a encargo da empresa adjudicatária.

A finalidade será de poupar, pelo menos, 60% da energia gasta apenas para a Iluminação Pública. Acresce ainda que 10% dos consumos poupados reverterão a favor do Município, durante a vigência do contrato.

Nesta operação, enquadram-se 7422 luminárias aptas a substituir, no âmbito do concurso, com abrangência a todo o concelho.

Serão equipamentos novos, mais eficientes energeticamente, de tecnologia LED e com possibilidade de telegestão, com menor fator de manutenção associado.

Realce para o facto de se possibilitar uma maior uniformização estética e melhoria da qualidade da iluminação, contribuindo para o maior conforto aos utilizadores.

No ato de assinatura do contrato, o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado referiu “que este contrato visa a possibilidade de colocar todo o concelho com iluminação LED de grande qualidade, recorrendo ao que de melhor existe no mercado e que garantirá a satisfação de dois objetivos: por um lado poupanças significativas do ponto de vista financeiro e por outro a questão ambiental, uma vez que poupar no consumo significa uma redução do CO2 emitido, que é algo que deve sempre nortear a nossa atuação.”