Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Vagos livre de Cortaderia

No início deste ano foram retirados todos os exemplares de erva-das-pampas (Cortaderia selloana) que invadiam a Quinta do Ega (eram cerca de 200) e foi efetuado o restauro do terreno intervencionado. No talude foi feita a sementeira de herbáceas, para que o terreno não ficasse desprotegido e à mercê de desmoronamentos devidos às escorrências de águas pluviais, além de servir de prevenção para uma nova invasão de erva-das-pampas. Agora é necessária toda a nossa atenção para não permitir que tal aconteça!

Ajude-nos nesta missão: se, ao passear na Quinta do Ega, avistar alguma cortaderia, por favor AVISE-NOS, enviando e-mail para: isabel.rosado@cm-vagos.pt.

imagem antes
(durante a intervenção)

Em breve os exemplares de Cortaderia selloana, espalhados pelo nosso concelho, vão começar a florir. Se não lhe for possível arrancar a planta pela raiz ou cortar e ocultar ou cortar a parte superior da touça (ver manual de boas práticas), pelo menos corte as flores, os penachos, para que não produzam sementes. Não se esqueça: cada exemplar desta invasora pode produzir cerca de 1 000 000 de sementes!

imagem corte

Ajude-nos a mapear a erva-das-pampas. Basta descarregar a nossa Aplicação:

QR code

Consulte ainda: