Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Parque Municipal Quinta do Ega

Quinta do EGA

O Parque Municipal Quinta do Ega localiza-se numa paisagem marcada pela existência do Rio Boco junto ao centro da Vila de Vagos.

O jardim vai-se perdendo, progressivamente, no mosaico e cor da paisagem, de modo que as necessidades recreativas e contemplativas coabitem com a sensibilização ambiental e com a manutenção da diversidade ecológica, cuja flora e avifauna se pode observar neste local.

Espaço amplo e aprazível, em contacto permanente com a natureza, com iluminação artificial e uma vasta zona relvada.

Possui um parque infantil e ainda uma zona com equipamentos para praticar ginástica.

Situado perto do centro da vila de Vagos, mas já rodeado de natureza, no Parque Municipal Quinta do Ega encontramos amplas áreas relvadas complementadas com diversos equipamentos de desporto e lazer.

A paisagem natural envolvente é dominada pela vegetação das orlas do Rio Boco, que lhe fica adjacente. Manchas de juncal e caniçal misturam-se na paisagem, conferindo-lhe diferentes cores e tonalidades. Olhando com mais atenção encontramos outras espécies, como a Junça-marítima (Bolboschoenus maritimus). Além da sua importância para a avifauna e outros animais aquáticos, esta vegetação marginal é crucial na regulação do caudal do rio, na proteção contra cheias, na limpeza e purificação das águas e na retenção de nutrientes.

Numa das pontas do parque, encontramos um pequeno miradouro com dois bancos e uma vista privilegiada para este ambiente natural de grande beleza. Ao lado, um passadiço em madeira leva-nos serpenteando sobre o sapal alto das margens do Rio Boco, possibilitando observar de perto a vegetação, os canais que se entrecruzam e as pegadas na lama, impressas por várias aves, mamíferos e pequenos crustáceos.

ÁREAS CLASSIFICADAS

  • Sítio da Rede Natura 2000: Ria de Aveiro (PTCON0061)
  • Zona de Proteção Especial: Ria de Aveiro (PTZPEO004)

 

ATIVIDADES DISPONÍVEIS

  • Observação de aves
  • Observação da paisagem
  • Pedestrianismo (passadiço até ao Rio Boco)