Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Igreja da Misericórdia de Vagos

imagemA igreja da Misericórdia de Vagos foi construída em 1658, junto ao primitivo hospital da Vila, para “os pobres que nele estiverem ou adoecerem poderem ouvir missa com mais comodidade”. Foi mandada erigir pelo juiz capitão Agostinho de Matos Cardoso e pelo mordomo António Fernandes.

A informação paroquial de 1721 diz-nos que, nesta albergaria, com o título de Hospital de São Tiago, assiste uma nova Irmandade do Senhor dos Passos, que continua “o uso antigo, provendo aos pobres que trazem carta de guia e dando barco aos doentes e aleijados até à Vila de Aveiro”.

No século XIX, os edifícios da albergaria e dois celeiros, um mais antigo que o outro, ainda existiam contíguos à Igreja da Misericórdia. Em dezembro de 1879, a capela-mor e parte da sacristia sul da primitiva igreja, já bastante arruinada, ruiu inesperadamente, perdendo-se o retábulo e imagem da Virgem da Misericórdia. Foi demolida para se ampliar e edificar a nova capela para a Irmandade do Senhor dos Passos de Vagos, com projeto do engenheiro João da Maia Romão, de 1877, obra que ficou concluída em 1883.

 Foi requalificada em 2004.

Atualmente, no seu interior guardam-se as imagens do Senhor dos Passos e da Virgem da Soledade que habitualmente incorporam, na Quaresma, a Procissão dos Passos de Vagos.

Na capela-mor, destacam-se o retábulo oitocentista em talha dourada, completado pela sanefa, do arco cruzeiro, executada em 1908 por Manuel Bolais Mónica Júnior, assim como as imagens do Senhor da Cana Verde (Ecce Homo), da Virgem da Alegria, de São Tomé e cinco pinturas seiscentistas dos Passos da crucificação de Cristo.

A torre sineira alberga o sino do Município de Vagos, datado 1857, o sino da fundação, de 1883, e o sino grande de 1945.

Cronologia:

  • 1658 - Construção da primitiva igreja de Nossa Senhora da Misericórdia de Vagos, junto ao Hospital de São Tiago, com dois celeiros e albergaria.
  • 1694-07-19 - Entrega da gestão da Misericórdia de Vagos à Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, segundo os novos estatutos aprovados nesta data.
  • 1721-05-17 - Na informação paroquial da Vila de Vagos é referida a igreja da Misericórdia de Vagos, erigida há cerca de sessenta anos junto ao Hospital de São Tiago e anterior Irmandade das Almas que, embora deste título, não tinha provisão régia, sendo gerida pelo povo e denominada de capela do Senhor dos Passos.
  • 1876-03-19 – Reforma dos estatutos da Irmandade do Senhor dos Passos de Vagos.
  • 1877 - Projeto para edificação da atual igreja da autoria de João da Maia Romão.
  • 1879 - Demolição da primitiva igreja, após terem ruído as paredes estruturais, perdendo-se o primitivo retábulo e imagem da Virgem da Misericórdia.
  • 1883 - Conclusão da obra da igreja da Misericórdia de Vagos.
  • 2004 - Requalificação do edifício, com a aplicação na fachada da imagem da Virgem da Misericórdia ou Virgem do Manto.

 

Tradução: CHURCH OF MERCY OF VAGOS