Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Vagos + Composto

Logo-site2Com o objetivo de promover a separação seletiva de biorresíduos “Vagos + composto” é um projeto piloto dedicado à compostagem comunitária e doméstica numa zona residencial com elevada densidade populacional, na Vila de Vagos, preparando o Município para multiplicar o projeto em todo o concelho.

Biorresíduos são os resíduos biodegradáveis dos nossos jardins, parques e hortas, assim como os nossos restos alimentares.

A compostagem é um processo biológico de tratamento de resíduos na origem. Os microrganismos transformam as sobras de cozinha e de jardim num fertilizante natural que enriquece o solo - o composto.

COMPOSTAGEM COMUNITÁRIA

  • Utiliza-se o compostor comunitário, equipamento localizado no espaço público que serve as famílias que residem em edifícios multifamiliares. No âmbito deste projeto piloto, o município vai instalar 3 compostores comunitários, no centro da Vila de Vagos.

COMPOSTAGEM DOMÉSTICA

  • Para moradias com jardim ou pequenas hortas, a compostagem deve ser efetuada através de um compostor individual e de menor dimensão - compostor doméstico. No âmbito deste projeto piloto, o município distribuirá 50 compostores para moradias que reúnam estas condições e se localizem na Vila de Vagos.

COMO PARTICIPAR?

COMO COMPOSTAR?

  • Compostar é muito simples! Basta separar os biorresíduos e coloca-los no compostor (comunitário ou doméstico).

Nestes compostores pode colocar os seguintes resíduos:

imagens-site