Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Biorresíduos

Biorresíduos, o que são?

Entende-se por Biorresíduos, os resíduos que pela sua natureza e composição são biodegradáveis, tais como os resíduos provenientes dos espaços verdes, nomeadamente os de jardins, parques, campos desportivos, bem como os resíduos alimentares e de cozinha das habitações, dos restaurantes, das cantinas e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos.

O que é a compostagem?

A compostagem sendo uma reciclagem natural, não é mais nem menos que o processo biológico que transforma a matéria orgânica, como os restos alimentares e de resíduos de jardim, num material rico em nutrientes, denominado substrato orgânico, ou composto. Este composto é uma excelente alternativa aos adubos ou fertilizantes químicos dos solos.

A compostagem doméstica, é o processo de compostagem mais adequado, não só por ser economicamente mais vantajoso, mas também por ser ecologicamente sustentável. Com isto queremos dizer que, ao fazer a compostagem não só estamos a contribuir para a redução do volume do lixo a depositar nos contentores, como contribuir para a utilização do substrato/composto produzido na sua horta e jardim, evitando assim a sua compra. 

Como fazer um compostor?

Atualmente o mercado dispõe de uma vasta gama de compostores para venda, mas se quer começar a fazer compostagem doméstica, não tem que necessariamente comprar um compostor. Basta apenas reutilizar materiais que disponha em sua casa para permitir criar um tipo de caixa.

  1. Para construir o seu compostor com paletes de madeira, vai precisar:
  2. De quatro paletes em que três é para construir a armação fixa, 
  3. De dobradiças e um ferrolho para colocar na palete que vai fazer de porta. 
  4. Depois da estrutura montada deve colocar o compostor em cima da terra, para permitir que os biorresíduos que vai colocar estejam acessíveis aos microrganismos benéficos do solo. 
  5. Opte por colocar o seu compostor debaixo de uma árvore, para que a sombra evite o aquecimento excessivo do composto. 

Também pode utilizar outros materiais, como por exemplo uma rede. O compostor de rede consiste em colocar uma rede na horta ou mesmo no jardim, criando um espaço fechado. É bastante prático, pois permite revolver a pilha facilmente. Para isso, só precisa de desmontar a rede, e montá-la um pouco mais ao lado, para tornar a voltar a encher.”