Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

EM NOME DO ESPÍRITO SANTO - A CAMINHO DO PENTECOSTES

EM NOME DO ESPÍRITO SANTO - A CAMINHO DO PENTECOSTES
20 Maio 2022

 

O Teatro Fantástico apresenta, no próximo dia 28 de maio de 2022, pelas 21h30, no Anfiteatro Quinta do Ega em Vagos, a Peça “ Em Nome do Espírito Santo – A Caminho do Pentecostes”. 

 A Camara Municipal de Vagos, através do pelouro da Cultura, convidou em setembro de 2020, o Teatro Fantástico da Santa Casa da Misericórdia Vagos, para colaborar na criação de uma proposta cultural para candidatura intermunicipal “Em nome do Espirito Santo”. 

" Em nome do Espírito Santo" é um projeto cultural que junta os municípios de Alenquer, Torres Novas e Vagos na criação de um projeto de programação cultural em rede, com o propósito de promover e desenvolver o património cultural material e imaterial característico de cada uma destas regiões.

 O projeto, com um financiamento global aprovado que ascende os 300 mil euros e que conta com uma distribuição equitativa de cerca de 100 mil euros por cada um dos três municípios, é apoiado por fundos da União Europeia, com uma taxa de comparticipação FEDER (Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional) de 100%, cofinanciado através do Programa Operacional Regional - Centro 2020.Com o objetivo de fomentar e permitir a fruição e o acesso universal    cultura de todos os cidadãos, este projeto caracteriza-se pela diversidade da sua programação, que inclui um conjunto de atividades culturais que vão desde o teatro à música, passando pela dança, exposições, edição de livros e outros momentos de caráter inovador. Procura também privilegiar o conceito de itinerância, com eventos comuns aos concelhos de Alenquer, Torres Novas e Vagos, prevendo o envolvimento de associações locais e outros agentes que, devido à pandemia de COVID-19, viram a sua atividade drasticamente reduzida, valorizando desta forma a produção cultural local e criando condições para o desenvolvimento económico e social destes territórios. 

“Em Nome do Espírito Santo – A Caminho do Pentecostes” é um Espetáculo de Teatro, representado em apenas um ato, que pretende dar enfoque à “vinda do Espírito Santo” sobre os apóstolos, facto que ocorreu no dia de Pentecostes. 

Baseado nas Sagradas escrituras (Paixão, Morte e Ressurreição), procura-se recriar o percurso de Jesus Cristo, focado nos Seus últimos dias de vida terrena. Este espetáculo subdivide-se em 5 momentos marcantes da história do cristianismo, passando pelo Monte das Oliveiras, onde se dá a traição de Judas, que identifica Jesus através dum beijo na face e leva à sua detenção, seguindo-se, já no Pretório e o Momento do Julgamento de Jesus, com a decisão de O punir com açoitamento e uma coroa de espinhos. 

Este espetáculo reveste-se de forte componente visual, recorrendo a elementos multimédia, elementos físicos imersivos, para além da componente musical ao vivo, que interliga todos os quadros, pelo que a cenografia e sonoplastia, adquirem papel de relevo. Referir finalmente, que um espetáculo desta envergadura, não seria de todo possível realizar sem uma importante componente participativa da comunidade local.