Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Top

TOP_logo

O TOP, dinamizado em parceria com o Município de Estarreja, foi integrado na estratégia local do Município de Vagos para o apoio ao empreendedorismo, à participação ativa jovem e a negócios, é uma das várias atividades que promove o Empreendedorismo nas Escolas do concelho de Vagos.

Em 2018, o TOP integrou candidatura ao Erasmus+ e, como resultado, este projeto passou a ser replicado além fronteiras.

Foram 4 os municípios europeus parceiros que, localmente, dinamizam o TOP: Municípios de Cinisello Balsamos (Itália), Karditsa (Grécia), Caracal (Roménia) e Rezekne (Letónia), resultando em alguns Youth exchanges (Intercâmbio de Jovens).

O TOP é um programa de promoção do empreendedorismo jovem, que através de atividades intensivas de formação (training), de geração de oportunidades (opportunities) e apresentações pessoais (pitch), em formato de bootcamp residencial e de seminário final, pretende fomentar competências empreendedoras nos jovens, promovendo o seu crescimento pessoal e potenciando a capacidade criativa.

Objetivos do TOP

· Implementar nas escolas a cultura empreendedora;

· Despertar nos jovens o pensamento crítico e criativo;

· Promover e incentivar à participação ativa dos jovens na comunidade escolar e na comunidade geral.

 

Edições recentemente realizadas:

Modelo 2018-2019

  • TOP Campus Natal – 2 dias (residenciais) – 10º e 11º ano (dez 2018)
  • TOP Campus Escola – 3 dias (residenciais) – 12º+ ano (jan 2019)
  • VII Seminário de Empreendedorismo Jovem – 10º ao 12º ano (fev 2019) - o culminar do TOP Campus que consiste na apresentação (Pitch) dos projetos/ ideias de negócio desenvolvidos ao longo dos dois Campus.
  • TOP Campus Summer – ex participantes das várias edições do TOP Campus (intercâmbio)

Modelo 2019

  • TOP Campus – 3 dias (residenciais) – 11º ao 12º ano (dez 2019)
  • VIII Seminário de Empreendedorismo Jovem – 10º ao 12º ano (fev 2020) - 2 de fevereiro - o culminar do TOP Campus que consiste na apresentação (Pitch) dos projetos/ ideias de negócio desenvolvidos ao longo do Campus.

 

O TOP já levou 5 alunos do AEV a Barcelona através da dinamização do TOP – Training, and Pitch (programa de empreendedorismo jovem) e a Lisboa, a alguns ecossistemas empreendedores.

 

Curioso? Tentado?

Se és estudante no Concelho de Vagos, através da tua escola secundária ou profissional, podes fazer parte dos Clubes de Empreendedorismo nas Escolas e participar nesta atividade extracurricular TOP.

Fala connosco através de juventude@cm-vagos.pt ou encontra-nos no Balcão de Informação Jovem, às 6ªf, das 13h30 às 17h30, no 1º andar da Biblioteca Municipal de Vagos.

Seja qual for a pergunta, começa connosco e “Syncroniza.te” na informação!