Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Igreja paroquial de Santa Catarina

Século XV | século XIX | 1982

santacatarina(site)A igreja paroquial de Santa Catarina foi construída no lugar da anterior capela em 1982, com o projeto de arquitetura do engenheiro Alfredo Gonçalves Ferreira Soares, e inaugurada a 17 de julho de 1983.

Tem estrutura arquitetónica de nave única, com torre e campanário lateral. Subsiste, no interior, a imagem em calcário policromado de Santa Catarina de Alexandria do século XV.

Expõe ao culto as imagens de São João Batista, São Tomé, em madeira, que substituíram imagens seiscentistas subsistentes, e imagens do Sagrado Coração de Jesus, Virgem do Rosário de Fátima e Virgem das Dores.

A freguesia de Santa Catarina foi parte do antigo concelho de Sorães, extinto em 1842, antigo padroado da Ordem de Malta gerida pelos Cavaleiros Hospitalários de São João de Jerusalém e Comenda de Ansemil. A tradição diz que deve a sua invocação ao nome do lugar, referindo a lenda que por uma das elevações da zona passou Santa Catarina de Alexandria, e que as suas pegadas ficaram impressas numa rocha do local.

A Paróquia de Santa Catarina foi instituída em 25 de novembro de 1987, desanexada da Paróquia de Covão do Lobo, e é constituída pelos lugares de Andal, Mesas, Fonte da Costa, Grou, Canas, Condes, Estrada e Pardeiros.

A festa em honra de Santa Catarina é celebrada no domingo seguinte ao dia 25 de novembro, sendo celebrada a festa em honra de São Tomé e Santo António, no último domingo de julho.

Cronologia:

  • 1154-01-01 – O Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra recebe por testamento de Martim Anaia e mulher Elvira Afonso a Vila de Sorães (Santa Catarina)
  • 1166-12-00 – D. Afonso Henriques oferece ao seu amigo D. Teotónio, primeiro prior de Santa Cruz de Coimbra, o castelo de Santa Olaia (Eulália) em troca da Vila de Sorães (Santa Catarina), Verdemilho, São João de Loure, Angeja e outras.
  • 1203-06-26 – A igreja de Sorães (Santa Catarina) é referenciada nos privilégios concedidos ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra confirmados pelo papa Inocêncio III.
  • 1296-10-13 – Inquirição do rei D. Dinis e registo de foros impostos aos moradores de Sorães, Vagos, Ílhavo e Verdemilho.
  • 1518-08-15 – É concedido foral a Sorães (Santa Catarina) pelo rei D. Manuel I, estando a administração do concelho no lugar de Mesas.
  • 1758-05-16 – A ermida de Santa Catarina é descrita pela informação paroquial de Covão do Lobo dada pelo pároco, António Antunes de Almeida.

___________________

Rua da Igreja

Portugal, Aveiro, Vagos, União das freguesias de Ponte de Vagos e Santa Catarina

PARISH CHURCH OF ST. CATHERINE OF VAGOS