MOINHO DE VENTO DE SANTO ANTÓNIO DE VAGOS

IMG_0982
IMG_0980
IMG_0842

Moinho de vento giratório, de madeira, tipo gandarês, um dos únicos moinhos de vento em funcionamento no distrito de Aveiro.

O presente moinho foi doado pelos seus proprietários ao Grupo Folclórico de Santo António de Vagos que o instalou no espaço museológico da Casa Gandaresa.
Este moinho pertence a uma tipologia muito comum na paisagem gandaresa de outros tempos, vulgarmente conhecida por “moinho judeu”. Eram moinhos que pertenciam a lavradores que os erguiam para moerem os seus próprios cereais.

Trata-se de um moinho de vento, com uma estrutura muito simples em madeira e telhado de zinco, assente numa base circular, sobre a qual se movem as rodas que o fazem girar, daí a designação de moinho giratório. A sua forma é aparentemente triangular, sendo ligeiramente arredondado no lado onde se encontra a porta de acesso ao interior.

Do mecanismo interior, destacamos a entrosga de madeira cujos dentes fazem acionar um carreto metálico, o casal de mós e a moega, também chamada de “gamela” de onde cai o cereal para a mó. A farinha cai para uma caixa de madeira.

No seu exterior pode observar-se o velame, composto por quatro velas triangulares em lona branca.

Atualmente, é o único exemplar de moinho de vento a funcionar no distrito de Aveiro, juntamente com o Moinho Ti Pascoal.

Trata-se, pois, de um património que urge preservar uma vez que representa a memória de um povo, a sua história económica, social e tecnológica.

Em setembro, neste local, realiza-se a Feira da Batata doce que consiste num fim de semana de festa com tasquinhas, cantadores ao desafio, música ligeira, baile à moda antiga, teatro, dança, animação infantil e venda de produtos agrícolas e artesanato.

Em julho, nas folsas novas (local muito próximo do Moinho), o rancho folclórico organiza, também, o Festival do Moliceiro, que consiste na chegada dos barcos moliceiros e recriação do leilão do moliço, seguido de atuações de vários ranchos folclóricos nacionais e internacionais. Realiza-se há mais de 35 anos.

FESTAS TRADICIONAIS NA FREGUESIA:

• Festas em honra do Espírito Santo1º domingo de Pentecostes | Vagos
  • Romaria a Nossa Senhora de Vagos - 2.ª feira a seguir ao domingo de Espírito Santo | Vagos
  • Festa em honra da S. Nuno e Nª Sr.ª de Lurdes - 2º domingo de setembro | Lombomeão
  • Festa em honra de Stº António - 13 de junho | Stº António de Vagos

O QUE FAZER NAS PROXIMIDADES

Propostas de experiências:

1. Observação de Aves ao longo do braço da ria de Aveiro que atravessa o concelho ou percorrer o percurso pedestre trilho da Lontra em família (percurso fácil com duração de 2h)
  2. Ir a banhos nas praias da Vagueira, Areão e Labrego ou simplesmente passear nos longos passadiços que unem as praias;
  3. Fazer Stand Up Paddle no Rio Boco e na Ria de Aveiro ou experimentar surf nas ondas da Vagueira e Labrego;
  4. Passear de bicicleta ou a pé ao longo do percurso azul da Grande Rota da Ria de Aveiro;
  5. Desfrutar da natureza que o Parque Municipal Quinta do Ega proporciona, onde os passadiços percorrem parte da zona de proteção especial da Ria de Aveiro;
  6. Brincar e fazer diversas experiências no MUSEU DO BRINCAR;
  7. Apreciar toda a envolvente do Santuário de Nossa senhora de Vagos que motiva ao recolhimento e paz de espírito;
  8. Apreciar a forma ancestral de pesca - a Arte Xávega
  9. Desfrutar da ruralidade do concelho, percorrendo as ruas e observando as explorações agrícolas de minifúndio e a simpatia das pessoas.
  10. Participar no “arraial da terra” – Festa de Santo António – em junho, onde há jogos tradicionais, sardinhada, porco no espeto e muita animação.

Rua de Santo António 3840-502 Santo António de Vagos

Por marcação