Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Gastronomia

gastronomia

Vagos sabe melhor

Pode ser da proximidade do mar, ou talvez tenha a ver com a longa tradição agrícola que carateriza a região de Vagos, desde o foral manuelino de 1514. Vagos tem sabores únicos e autênticos, além de tradições gastronómicas que deliciam os comensais mais exigentes. As especialidades locais, que têm direito às suas próprias confrarias, permitem-lhe ficar a conhecer as várias riquezas da zona à mesa. Com pratos tradicionais que vêm da ria, da terra e do mar, há muitas iguarias para provar: da caldeirada de enguias à chanfana, do leitão ao peixe fresco acabado de pescar. Graças ao engenho da Arte Xávega, tem sempre garantido, no seu prato, toda a frescura do mar. Venha provar o melhor que Vagos tem para lhe dar.

 

Gastronomia típica da região

Com os seus terrenos férteis e águas abundantes, Vagos tem um excelente acesso aos melhores produtos para preparar as suas especialidades gastronómicas de eleição. O prato mais famoso é, sem dúvida, a magnífica caldeirada de enguias, preparada de forma diferente das regiões em volta. Com uma cor e um sabor únicos, é um prato que tem de provar.

Mas há muito mais para degustar em Vagos. Os mariscos da ria, as papas de abóbora, o leitão – uma iguaria tão adorada que faz parte da tradição servi-la em dias de casamento; a chanfana, as saínhas e as favadas... pratos típicos e robustos, preparados com a mesma arte há décadas, que preservam os sabores mais tradicionais da região.

E, como não podia deixar de ser, o peixe fresco, capturado todos os dias em que o mar permite, bem perto da costa, graças à arte Xávega praticada na praia da Vagueira. Aqui, até pode ajudar a puxar as redes cheias de robalos, douradas, cavalas e outros, antes de os ver, grelhados e frescos, no seu prato.

 

Confrarias de Vagos

Vagos tem uma gastronomia tão rica em iguarias ancestrais, que apoia as suas confrarias, para garantir a proteção e divulgação deste verdadeiro património cultural. A Confraria dos Sabores da Fava, por exemplo, continua a apresentar a típica e deliciosa Favada à Gandaresa; mas também procura inovar, com apresentação de queques, quiches, queijadinhas e tartes de fava.

A Confraria dos Sabores da Abóbora, por sua vez, mantém viva a tradição de levar os devotos e visitantes a receber as papas de São Sebastião no fim da celebração, além de promover outras formas de apresentar este legume tão apreciado. Seja em bombom, em compota ou em licor.

Já a Confraria Gastronómica As Saínhas mantém a tradição por amor à cultura gastronómica ancestral da região: as saínhas são rojões feitos a partir do redenho do intestino do porco. Fritas, estaladiças e com um delicado aspeto rendilhado, honram as mulheres e a argúcia necessária para as confecionar.

 

Vinhos da Bairrada

Para que nada falte em Vagos – e nada lhe falte a si, durante a sua visita – Vagos está ainda inserida na região da Bairrada, uma zona vitivinícola influenciada pelo clima tipicamente atlântico, rica em produtores locais e pequenas explorações e cooperativas, que têm vindo a modernizar os seus processos nos últimos anos. Assim, a região da Bairrada tem uma sólida produção vinícola, com enólogos inovadores e sabores diferenciados. Os solos definem o sabor das uvas das castas mais típicas da região. É bom saber que as castas tintas são plantadas nos solos argilosos; e as brancas, nos arenosos.

Aqui, pode provar excelentes vinhos espumantes, de casta Arinto, Maria Gomes ou Bical; encorpados e aromáticos vinhos tintos, com a Baga DOC certificada; e os delicados brancos, com predominância da casta Fernão Pinto. Venha prová-los em Vagos, onde ainda sabem melhor.

 

Até onde quer ir este fim-de-semana?

Vagos tem tudo para um fim de semana gastronómico de eleição. As especialidades gastronómicas regionais; a região demarcada de vinhos da Bairrada; e uma paisagem natural envolvente convidam a aproveitar o melhor que Portugal tem para oferecer. Marque um alojamento, traga a bicicleta ou prepare-se para caminhar. E aproveite a localização única de Vagos para concentrar todos os benefícios de umas férias grandes em dois dias de passeio, descoberta, aventura e descanso. Tempere a sua estadia com o peixe mais fresco, as iguarias mais típicas e a hospitalidade natural dos vaguenses, para ter um fim de semana memorável.