Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Moinhos Abertos 2022

banner-GERAL_PROGRAMA

 

Vagos comemora o Dia Nacional dos Moinhos com três dias de atividades para toda a família 

Programa 

O programa está recheado de atividades desde histórias infantis, visita aos moinhos, moagem de milho, confeção da broa mimosa, caminhadas e feiras. 

No âmbito da Comemoração do Dia Nacional dos Moinhos, que se celebra no dia 7 de abril de 2022, o Município de Vagos promove, em conjunto com a Junta de Freguesia de Soza, Confraria Sabores da Abóbora, Charcos&Companhia, Junta de Freguesia de Calvão e os proprietários dos moinhos/azenhas do concelho, nos dias 7, 9 e 10 de abril de 2022, três dias de atividades em torno do património molinológico. 

Nos dias 7, 9 e 10 de abril, as azenhas do Boco (Azenha Ti Luísa, Azenha dos Carvalho, Quinta das Azenhas e Azenha Barreto) e o moinho de vento Ti Pascoal estarão abertos, em datas e horários específicos, de acordo com o programa, para todos aqueles que quiserem conhecê-los, por fora e por dentro. Esta atividade realiza-se no âmbito da iniciativa nacional “Moinhos Abertos” da Rede Portuguesa dos Moinhos, que acontece há mais de 14 anos e que pretende abrir ao público, para acesso livre, tantos moinhos quantos for possível em todo o país!   

Ainda, no mesmo dia, será emitido, nas escolas primárias e nas redes sociais do Município, um vídeo da “Hora do Conto” com a história “Vale dos Moinhos”, de Noelia Blanco e Valeria Docampo. No sábado, dia 9, esta história será contada ao vivo às 11h00, na Biblioteca Municipal de Vagos. 

A tarde de sábado (dia 9) será dedicada às “Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco” onde será possível experienciar todo o processo de fabrico da Broa Mimosa, desde a moagem do milho à confeção da massa e a sua colocação no forno! É, também, uma oportunidade para dar a conhecer, aos mais novos, como funciona uma azenha e como consegue transformar o milho em farinha! Enquanto a massa leveda, os participantes serão convidados a fazer uma caminhada pelo Vale do Boco terminando com um lanche com os produtos locais: a Broa Mimosa, doce de abóbora e requeijão.  Esta atividade já atingiu o limite de inscrições, mas caso tenha interesse em receber informação caso a atividade se volte a realizar, envie o seu contacto para turismo@cm-vagos.pt. (Adiada para 7 e 14 de maio)

No domingo, dia 10, entre as 9h e as 17h, a Charcos & Companhia e Junta de Freguesia de Calvão organizam a “Feira de Troca de Sementes”, na Lagoa de Calvão onde o Moinho de Vento Ti Pascoal, ali presente, estará aberto para visitas. 

No mesmo dia, em Soza, realiza-se a inauguração do “Trilho das Levadas das Azenhas” do Boco, com uma caminhada com ponto de encontro marcado no Parque de Merendas do Boco, às 9h30, organizada pela Junta de Freguesia de Soza em conjunto com a Confraria Sabores da Abóbora e os proprietários das azenhas e moinhos do Boco. No final, haverá um convívio com um lanche com produtos locais. (Adiada para 22 de maio)

Estas atividades estão, ainda, incluídas no programa da Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, constituída pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos, que pretende, entre vários objetivos, promover a capacitação dos territórios com um novo produto turístico, capaz de atrair mais fluxos de visitantes e aumentar a estadia média, a preservação e valorização do património molinológico nacional, bem como o envolvimento das comunidades locais e os seus saberes através do projeto.