Cruzeiro e Charola de Soza

Charola é o termo utilizado para designar um templete aberto de forma circular, como o que cobre o cruzeiro de Soza.

O templete de feição maneirista, em pedra calcária, tem querubins em alto-relevo e decoração incisa. A imagem policromada de Cristo Crucificado aparenta ser do séc. XVII. Este cruzeiro também foi conhecido como de Nossa Senhora dos Anjos (por ter sido invocação de igreja próxima) e de Maria Tomé, a encomendante do cruzeiro.

Existem duas lendas relativas a este cruzeiro: uma delas diz que foi construído por Maria Tomé como agradecimento pelo milagre da Restauração da Independência de Portugal. Outra refere que Maria Tomé se levantou do esquife quando este se encontrava à frente da antiga capela de Nossa Senhora dos Anjos, antes de ser sepultada. Vítima de uma epidemia, as preces da família de Maria Tomé a Nossa Senhora dos Anjos surtiram milagre. Como agradecimento mandou fazer o cruzeiro com a charola. A dedicatória, no pedestal do cruzeiro, diz: Maria Thome mandou veazer esta charola por sva dvasam 1659.