Feira do Livro Social e Lojinha Social com sucesso garantido

13 Dezembro 2012
Decorreu, de 8 a 12 de dezembro de 2012, no Mercado Municipal de Vagos, e pelo terceiro ano consecutivo, a Feira do Livro Social, uma iniciativa com organização conjunta da Câmara Municipal de Vagos e da Rede de Bibliotecas de Vagos (RBV). A abertura oficial ocorreu no dia 8 de dezembro, com a chegada do Pai Natal ao local, de charrete, surpreendendo todas as crianças que por lá se encontravam. De seguida, tomaram da palavra a Vice-Presidente e Vereadora da Cultura do Município de Vagos, Prof. Albina Rocha, o Diretor da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Vagos, Prof. Hugo Martinho, o Diretor da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Vagos, Dr. Fernando Santos, o Coordenador Intermunicipal da Rede de Bibliotecas escolares, Doutor José Saro e, em representação da Divisão de Ação Social, do Município de Vagos, Dr.ª Liliana Martins. De seguida, o Orfeão de Vagos proporcionou, a todos os presentes, um momento muito animado, com belíssimas canções de Natal. Foi, também, apresentado ao público “O Livro dos corações”, de Luciana Graça, com a participação da EB 1 de Soza. Durante a noite, decorreu o Café Concerto: “Satíricos e Eróticos”, um espetáculo para adultos, do Grupo Poético de Aveiro. No domingo, o escritor Armor Pires Mota apresentou o livro “Política(s) à moda de Vagos”, de Eduardo Jaques. À noite, realizou-se mais um Café Concerto: “Noite de Fados” com Armindo Fernandes, na guitarra portuguesa, João Carlos, na viola, Mariana Oliveira e António Machado. Houve, ainda, lugar para a apresentação do livro “Pelo gosto da aventura” de João Carlos Sarabando.
Todos estes momentos, de enriquecedora e solidária partilha, foram acompanhados pelas delícias gastronómicas confecionadas pela Confraria “ As Sainhas”. Os restantes dias foram dedicados à visita dos alunos das escolas do concelho e da população que quiseram contribuir nesta iniciativa solidária.
Da troca de alimentos por livros, brinquedos, cds entre outros materiais, houve, como todos os anos, uma adesão positiva, tendo sido arrecadadas as seguintes quantidades de produtos:

Produtos recebidos pela troca:
Leite 218L
Azeite 136L;
Arroz: 316 kg
Massa: 240 kg
Açúcar: 70 kg
Latas de Atum e conservas variadas: 447 latas
Leguminosas secas ou em vidro: 52 unidades;
Farinha de trigo 32kg + 25 pacotes de bolacha maria

Os alimentos obtidos nesta troca serão entregues às escolas da Rede de Bibliotecas de Vagos, cabendo a cada escola a tarefa de os distribuir em forma de cabaz às famílias mais carenciadas do seu respetivo núcleo educativo.
De referir que a Câmara Municipal de Vagos recebeu, durante o período de recolha nas escolas e biblioteca municipal, cerca de 1300 livros e 500 brinquedos e jogos, para troca por alimentos.

Relativamente à Lojinha Social, esta também contou com muita solidariedade. Houve uma adesão, por parte das pessoas, na doação de artigos como roupa e calçado.
Esta iniciativa, da organização da Câmara Municipal de Vagos, tem vindo a acontecer durante anos transatos, durante o mês de dezembro, no decorrer da Feira do Livro Social. Este ano foi definido prolongar o seu prazo de funcionamento, ficando de forma permanente, com um espaço exclusivo, no Mercado Municipal de Vagos.
O principal objetivo desta lojinha é o de receber as dádivas dos cidadãos (roupa, calçado, roupa de cama, etc…) que depois serão distribuídas pelas famílias mais carenciadas do concelho.
Quem estiver interessado na entrega ou na recolha de bens, deverá contactar a Divisão de Ação Social, da Câmara Municipal de Vagos, às terças-feiras das 14h às 17h.