MUNICÍPIO APROVA CANDIDATURA À RIABLADES QUE PERMITE AUMENTAR POSTOS DE TRABALHO

31 Julho 2020

Na última sessão pública da reunião de Câmara foi deliberado, por unanimidade, aprovar a candidatura da empresa Riablades a Projeto de Interesse Municipal de Vagos (PIM), tendo por base um projeto de investimento que contempla a criação de duas novas linhas de produção.

A Riablades S.A., uma empresa de referência no mercado da construção de pás para aerogeradores e uma das mais proeminentes no tecido empresarial Vaguense, apresentou ao Município uma candidatura a PIM de Vagos, com o objetivo de constituir mais duas linhas de produção, com consequência direta no número de trabalhadores empregados por esta unidade industrial. Em sede da última Reunião de Câmara, de cariz público, este intento foi viabilizado através de uma deliberação unânime. Com esta aprovação a Riablades S.A. irá usufruir de benefícios em sede de impostos municipais, nomeadamente no que diz respeito à ausência do pagamento de Derrama e de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) por um período de 5 anos.

No que diz respeito às características deste projeto, trata-se de um investimento a realizar na atual unidade industrial, com a criação de 2 novas linhas, sendo uma para pás de 145 metros de diâmetro, e outra, uma nova linha-protótipo, para pás de 155 metros de diâmetro, que visa validar conceitos para permitir o investimento em linhas adicionais para esta tipologia de pá. O montante do investimento está estimado em 5.245.032,26€ e o prazo de execução é de 2 anos  De salientar também que a empresa irá realizar o investimento na construção de 6 outras linhas (investimento estimado em 34,9 milhões de euros), mas que não integra a presente candidatura uma vez que foi submetido a outro tipo de benefício fiscal

A Riablades S.A. emprega, presentemente, 627 trabalhadores, de acordo com o Relatório e Contas respeitante ao período 2019/2020 e, através deste projeto de investimento, vai poder criar mais 41 postos de trabalho, sendo que 21 serão homens e 20 mulheres.