Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Concurso: “Artistas Digitais”

Concurso: “Artistas Digitais”
banner
07 Janeiro 2013
O Centro de Competências “Entre o Mar e a Serra” promove, desde o ano letivo 2000/2001, a iniciativa “Artistas Digitais” (http://artistas.ccems.pt), visando o desenvolvimento dos valores estéticos e da criatividade dos alunos através da elaboração de desenhos com o computador com base em temas normalmente também baseados nos valores e afetos.
Este concurso destina-se a alunos do pré-escolar, do 1.º e do 2.º CEB de Escolas de todo o país. A edição deste ano terá como temática “Os Direitos das Crianças”, colocando aos pequenos artistas o desafio de elaborarem um desenho a partir da leitura (eventualmente com ajuda) dos 10 princípios propostos pela UNICEF e aprovados pelas Nações Unidas.

A XII edição do concurso Artistas Digitais tem assim como tema central os “Direitos da Criança”. O tema será comum nas três categorias a concurso: Pré-escolar, 1º CEB e 2ºCEB

REGULAMENTO:

1.1. Destinatários
Alunos dos Jardins de Infância e Escolas do 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico, das escolas públicas e privadas.

1.2. Objectivos
a) Promover a utilização das TIC em contexto escolar;
b) Desenvolver capacidades de utilização das ferramentas de processamento de texto e de imagem, fundamentais para os alunos dos níveis de escolaridade abrangidos pelo concurso;
c) Estimular a capacidade criativa dos alunos das escolas abrangidas;
d) Desenvolver a criatividade, utilizando a criação da imagem como meio de comunicação de sentimentos, ideias e valores.

1.3. Metodologia
1.3.1. A natureza dos trabalhos a elaborar
Os alunos dos Jardins-de-infância e das escolas do 1.º ciclo e 2º ciclo do Ensino Básico serão convidados a participar no concurso elaborando e enviando para o CCEMS trabalhos de desenho e texto por si construídos no computador. Os trabalhos deverão ilustrar o tema proposto.Os alunos podem concorrer com um ou mais desenhos por aluno;

1.3.2. Como concorrer?
O concurso será obrigatoriamente efectuado através da Web. Para tal, o Centro de Competência disponibiliza um sistema de informação onde os concorrentes deverão:
§ Preencher a Ficha de Inscrição: O Professor/Educador/Encarregado de Educação, apenas o terá que fazer uma vez, independentemente do número de alunos de que é responsável.
A identificação de cada “artista” será realizado aquando do envio do respetivo trabalho.
§ Enviar os trabalhos a concurso, que ficam publicados, depois de admitidos.

1.3.3. Fases e Temas
O concurso terá 3 categorias (Pré-Escolar, 1.º CEB e 2º CEB) com um tema comum – “Direitos da Criança”
Em alternativa aos dez princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança, os alunos poderão representar um direito não especificado na declaração mas que considerem que deveriam fazer parte da mesma. Pretende-se assim exercitar o ato de participação ativa como valor fundamental da cidadania.

1.3.4. Cronograma:
Fase 1: Divulgação e abertura do concurso (outubro. 2012)
Fase 2: Envio dos trabalhos para o CCEMS (janeiro a junho de 2013)
Fase 3: Apreciação pelo júri dos trabalhos concorrentes e atribuição dos prémios (julho 2013)
Fase 4: Divulgação dos trabalhos premiados (a partir de julho 2013)
Fase 5: Festa para entrega dos prémios finais (a partir de setembro 2013)

1.4. Júri do concurso:
O Júri será constituído por elementos da equipa do CCEMS, representantes dos patrocinadores e artistas.

1.5. Prémios
a) - Serão atribuídos prémios individuais e de escola aos melhores trabalhos, selecionados pelo júri a constituir para o efeito;
b) - Os trabalhos premiados são divulgados no site http://artistas.ccems.pt.