Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Mensagem do Presidente

MENSAGEM DE ANO NOVO

Presidente

Caros Munícipes,

Depois de um ano extraordinariamente atípico em que fomos confrontados com a crise pandémica de COVID-19, colocando à prova a nossa capacidade de resiliência e de adaptação, mas confirmando, igualmente que, quando são chamados a corresponder, os Vaguenses não desarmam nem se rendem, eis que entrámos em 2021.

Este vai ser um ano -não nos iludamos- em que teremos que continuar a conviver de perto com a pandemia. A despeito de a campanha de vacinação já ter começado, muito provavelmente, só no outono poderemos ter resultados visíveis do trabalho bastante exigente que está a ser executado na primeira de diversas etapas do processo de vacinação em curso. 

Assim sendo, é fator decisivo para que levemos a bom porto a vitória final sobre esta pandemia, que cada um de nós continue a fazer o que tem que ser feito: a redução de contatos sociais ao mínimo indispensável, o cumprimento do distanciamento de segurança, a etiqueta respiratória em todos os momentos e a utilização de máscara. Relaxar nestes comportamentos será abrir a porta ao agravamento da situação que temos entre mãos. Desta forma, a primeira palavra-chave para este novo ano deve ser a RESPONSABILIDADE.

Da parte do Município continuaremos a pugnar pela sensibilização e pelo apoio material às nossas instituições, para que nada falte nesta maratona que é o combate à pandemia e o regresso à normalidade.

Persistiremos no apoio económico à população e ao comércio local com a campanha de vouchers "Vagos + Comércio", que tem crescido de forma absolutamente exponencial e que tem permitido aos cidadãos que façam compras no comércio local inscrito nesta campanha, um reforço no seu poder de compra e aos nossos comerciantes ver aumentada a sua capacidade de transação de produtos.

Apostaremos muito na Cultura, lançando a obra de requalificação do Palacete Visconde Valdemouro, que tornará este histórico edifício de ainda maior beleza, mas sobretudo de grande funcionalidade, nomeadamente com a criação de um auditório com capacidade para 340 pessoas e com a ampliação do Museu do Brincar que é uma referência na cultura do concelho.

Do ponto de vista de Obras Públicas, concluída que está a obra rodoviária e cicloviária da estrada Rines/Sanchequias, iremos dar andamento imediato à requalificação de uma artéria nevrálgica no centro da vila de Vagos: a Rua da Fonte.

Na vertente Empresarial e Industrial, componentes essenciais para a garantia de emprego para as nossas gentes, o que permite a construção de estabilidade económica e social, manter-nos-emos ao lado das nossas empresas, não enjeitando a oportunidade de captar cada vez mais investimento para o concelho, reiterando a aposta em novos espaços industriais e na requalificação dos existentes.

Na Ação Social, estaremos com as IPSS's, no suporte a quem trata das nossas crianças e a quem cuida dos nossos idosos. Apostamos igualmente e cada vez mais, na integração dos migrantes chegados sobretudo de países como a Venezuela e do Brasil. Para isso já foi criado o Gabinete de Apoio ao Migrante na Biblioteca Municipal João Grave.

Na Educação, em estreita ligação com o Agrupamento de Escolas de Vagos, Colégio Nossa Senhora da Apresentação de Calvão e Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, permaneceremos focados na melhor preparação das nossas crianças e jovens, tudo continuando a fazer para que tal aconteça.

No Desporto continuaremos, como sempre, de mãos dadas com os clubes e com as associações.

Este será, também, um ano em que desenvolveremos ainda mais esforços no que à Sustentabilidade Ambiental diz respeito, seja pela vertente da eficiência energética ou pelas diversas iniciativas que serão agendadas no tocante à divulgação e preservação dos nossos vastos ecossistemas naturais.

Nesta perspetiva, para 2021 acrescento outra palavra chave, a AMBIÇÃO.

Acredito que, com o envolvimento de todas as nossas pessoas, das nossas instituições, dos nossos agentes económicos, culturais e associativos na prossecução do desenvolvimento do concelho de Vagos, este será, também, um ano de ESPERANÇA num presente melhor que nos transporte para um futuro auspicioso.

Dito isto, quero desejar aos Munícipes do nosso concelho, um Ano Novo recheado de Saúde e de plenas realizações em todos os âmbitos da vida de cada um.

Da nossa parte, tudo continuaremos a fazer para que Vagos continue a ser o concelho até onde todos queremos ir.

Assinatura Presidente