Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Plano Estratégico Municipal

O Plano Estratégico de Vagos é o resultado de um estudo realizado ao município onde foram determinadas as áreas-chave de atuação do município para os próximos 20 anos.

No processo de elaboração deste plano foram chamados a participar todos os interessados no desenvolvimento do concelho, nomeadamente, autarcas, agentes económicos, partidos políticos, instituições de solidariedade social, associações, escolas e população, através da votação das áreas estratégicas que o município deveria apostar. De lembrar que nos dias 7 e 8 de julho do ano passado, realizou-se uma ação de participação na elaboração do Plano Estratégico do Município, aberta a toda a comunidade onde foi possível aos participantes selecionar um conjunto de eixos estratégicos que deveriam integrar a estratégia de atuação do município nos próximos anos.

Deste estudo, conclui-se que a grande prioridade para o Município de Vagos é a área económica, seguida da Inclusão Social. Das ações mais pedidas estão a aposta nas empresas e setores de “economia de futuro” e melhoria das infra-estruturas de apoio à atividade económica e qualificação da mão de obra.

Este Plano Estratégico visa articular as agendas dos principais agentes territoriais para as questões económicas, sociais e ambientais, numa estratégica de desenvolvimento que potencie e norteie a ação coletiva de forma abrangente, informada e inclusiva. Pretende-se, nomeadamente, estabelecer objetivos para o médio prazo que permitam afirmar o município num contexto onde a competitividade dos territórios depende, crescentemente, da sua capacidade para integrar de forma inovadora diferentes escalas e lógicas geográficas, institucionais e setoriais.

A visão estratégica para o Município de Vagos, assenta em cinco áreas de intervenção: A1- Economia; A2 - Património natural; A3 - Espaços urbanos; A4 - Inclusão social; A5 - Qualidade de vida.

Estas cinco áreas de intervenção dividem-se nos seguintes eixos programáticos: Estratégia de dinamização do tecido económico; Revitalização urbana; Qualificação da rede de serviços e equipamentos; Vagos, território inteligente; Vagos Sustentável; Afirmação do turismo; Viver Vagos.