Centro de Promoção e Desenvolvimento de Desportos Náuticos (Surf e Canoagem)

Centro de Promoção e Desenvolvimento de Desportos Náuticos (Surf e Canoagem) – o projeto centra-se na reabilitação e modernização da Escola Básica da Vagueira, que atualmente se encontra desativada. Esta intervenção permitirá a criação de um centro de promoção, desenvolvimento e aperfeiçoamento da performance de surf e canoagem, funcionando como um “laboratório” de apoio à captação de atletas para estas modalidades.

Para além da intervenção no edificado, o financiamento contempla outras componentes de investimento como: projetos, aquisição de equipamentos técnicos para apetrechamento, e uma 2ª Fase da estratégia de divulgação turística “Vagos, onde o Surf começa”.

Este projeto representa um investimento total de 160.358,34€ e conta com uma comparticipação de 136.304,59€ do Programa Operacional MAR 2020 do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e Pescas (FEAMP), sendo os restantes 24.053,75€ investimento próprio do Município de Vagos.

Ficha de projeto

Imagem da Ficha projeto

Estratégia Municipal de Promoção Turística: Vagos Surf - 2ª Vaga

Componente integrante da candidatura designada por “Centro de Promoção e Desenvolvimento de Desportos Náuticos (Surf e Canoagem)”, o vídeo que se segue pretende promover o território e, particularmente, as novas valências funcionais de uma antiga escola primária, localizada na Vagueira, agora reconvertida num “laboratório” de aprendizagem de desportos náuticos e de convívio.

Sob o mote Vagos, onde o surf começa!, pretende-se afirmar Vagos como o destino ideal para descansar de forma ativa, que aliando a beleza natural à paisagem envolvente, pretende desta forma tornar-se um ponto de referência turística, assim como local de eleição para todos – crianças e adultos – que pretendem iniciar-se na prática do surf – tendo nas suas praias os elementos e condições perfeitas para que a região se afirme como tal.

Este projeto resulta no desenvolvimento de um produto desportivo, de lazer e turístico, criado pela conjugação das características naturais do território, da natureza, e da capacidade e visão empreendedora dos vaguenses e outros, que vêm em Vagos o local ideal para viver e trabalhar. A Câmara Municipal de Vagos fez a soma destes fatores, conjugou-os e investiu. É mais um projeto que vai criar valor para Vagos.

Trata-se de um projeto cofinanciado pela União Europeia, Programa Operacional MAR 2020, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e Pescas (FEAMP).