Requalificação do Espaço Público Adjacente à Avenida Dr. Lúcio Vidal – Fase 1

A operação ‘Requalificação do Espaço Público Adjacente à Avenida Dr. Lúcio Vidal – Fase 1: Demolição do antigo Centro de Saúde e Requalificação do Respetivo Espaço’’ contempla a demolição do antigo Centro de Saúde, uma vez que o edifício apresentava risco de rotura eminente, constituindo um risco para a segurança pública, e posteriormente a criação de um espaço verde público, de recreio e lazer, devidamente articulado com a malha urbana.

Esta operação concorrerá no sentido de reverter a atual realidade urbana da vila de Vagos, permitindo uma melhoria da qualidade do ambiente e da imagem urbana e garantindo a valorização e o robustecimento do centro histórico, apostando num espaço público verde enquanto elemento de transição entre o edificado e a frente ribeirinha.

Por outro lado, este projeto, é de elevada importância enquanto ‘’ponto de partida’’ para a prossecução da estratégia de regeneração urbana preconizada pelo PARU de Vagos (onde se prevê uma abordagem integrada, com intervenções ao nível do espaço público e do edificado) e pelo Programa Estratégico de Reabilitação Urbana da vila de Vagos.

A área de intervenção localiza-se no centro urbano da vila de Vagos, próximo do núcleo urbano tradicional, e é contígua à Avenida Doutor Lúcio Vidal (EN333), que corresponde a uma das principais entradas na vila de Vagos.

Os principais objetivos desta operação dizem respeito à revitalização do espaço, à melhoria do ambiente urbano e à promoção da continuidade do centro urbano.

O valor de investimento total ascende a 151.775,18€, ao qual corresponde um montante elegível de 151.099,24€ e um apoio financeiro FEDER de 128.434,36€, correspondente a uma taxa de financiamento de 85%.

Trata-se de uma candidatura apoiada por fundos da União Europeia, cofinanciada em 85% pelo Programa Operacional Regional - Centro 2020, no âmbito do Aviso CENTRO- 16-2016-03 relativo a operações enquadradas nos PEDU no âmbito da prioridade de investimento 6.5 “PI 6.5 adoção de medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano, a revitalizar as cidades, recuperar e descontaminar zonas industriais abandonadas, incluindo zonas de reconversão, a reduzir a poluição do ar e a promover medidas de redução de ruído”, inscrita no “Eixo Prioritário 7 - Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios (CONSERVAR)” do Programa Operacional Regional (POR) Centro 2020, sobre a designação de PI 6e.”

Ficha do Projeto

FichaProjeto