Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

VAGOS, O NOSSO NATAL!

VAGOS, O NOSSO NATAL!
23 Novembro 2023

 De 16 a 30 de dezembro de 2023, sinta a magia do Natal em “Vagos, o Nosso Natal!” que promete muita animação em vários locais da vila de Vagos, com diversas atividades desde animação de rua, contos e histórias, pinturas faciais, “jogos de encantar”, carrosséis, a “Casa de Natal”, concertos de Natal, espetáculos circenses, de música e de fogo e de teatro e o Mercadinho de Natal.

O evento tem início no sábado, dia 16, com o tão aguardado momento da chegada do Pai Natal, o único Pai Natal certificado da Península Ibérica, acompanhado pelos seus amigos, a Minnie e o Mickey! A personagem principal desta época, cheia de magia, chegará ao Largo da Biblioteca acompanhado por elementos da Banda Vaguense, às 15h00, percorrendo, depois, a Praça da República e a Praça da Corredoura. O “Pai Natal inicia a sua Viagem” no dia 23, às 15h00, mas antes fará as suas despedidas pelos vários locais do evento!

Diariamente, teremos diversos carrosséis em vários locais que farão as delícias dos mais pequenos. Haverá, também, muita animação de rua em itinerância, diversas oficinas artísticas como “Pinheirinho”, “Família no Natal” e “Natal em Macramé”, a oficina de teatro “Diverte-te”, os “Jogos de Encantar” e as pinturas faciais, ao longo dos vários dias do evento. E o teatro não pode faltar com “Onde está o Pai Natal?”, “O Inventor de Brinquedos”, “Histórias há muitas”, “O mundo dos Duendes”, “Outra Vez Natal?!” e “Oh Oh Oh”. Temos, ainda, o Mercadinho de Natal onde pode encontrar doces tradicionais acompanhadas por bebidas quentes como vinho e chocolate. Aqui, não faltarão, para os mais pequenos, pipocas e algodão doce! É, também, o local certo para encontrar alguns presentes para oferecer no Natal. No domingo, dia 17, realiza-se a FaaVa de Natal (Feira de Artesanato e Antiguidades de Vagos) patente todo o dia na Praça do Município com a visita do Pai Natal durante a manhã.

Destacamos algumas atividades previstas que não pode perder por nada! As Histórias à Fogueira e os Contos de Natal, o espetáculo circense “Somnium Circus” nos dias 22 e 30; a performance com fogo “Christmas Fire!” no dia 22; o concerto infantil Histórias Contadas e Cantadas, de Alda Casqueira, nos dias 23 e 29 de dezembro; o espetáculo de magia Das coisas nascem Coisas, com Zé Mágico, no dia 23; e o espetáculo de dança da Art´Z Dance Studio, no dia 17.

Estão previstas, também, diversas performances musicais que acontecem em diversos locais com Mimo´s Dixie Band, Uma espécie de música de Natal, Soldadinhos de Chumbo e Os Gnomos e o Planeta Feliz.

Muitos concertos e espetáculos estão programados no Largo da Biblioteca. No dia 16, na inauguração do evento, João Gentil, acordeonista a solo, atua, pelas 18h00 e, à noite, a Escola de Música do Colégio de Calvão sobe ao palco, pelas 21h00. No domingo, dia 17, pelas 15h30, realiza-se o concerto comemorativo do 55.º aniversário do Orfeão de Vagos tendo como convidados Armindo Fernandes e o Grupo Coral da Casa do Povo do Troviscal e, no dia 27, é a vez do concerto com Cabaças e Cavaquinhos de Soza, pelas 19h00.

O tão aguardado concerto de Natal acontece no dia 29, pelas 21h00, com Musikgesellschaft Kaiseraugst (Suíça) & Banda Vaguense. A terminar, no dia 30, pelas 21h00, a Escola de Música “Música Convida”, da Ponte de Vagos, fará o encerramento deste grande evento de Natal.

Ainda, no âmbito da Bolsa de Talentos Artísticos de Vagos, “REVELA-TE”, iremos ter concertos com MAiS soul, no dia 17, D´Improviso, no dia 21, Briefly no dia 26 e Fábio Jacinto, no dia 28.

No dia 19, realiza-se a comemoração do VIII Aniversário da Biblioteca Municipal João Grave com diversos momentos como Marionetas a 4 fios, teatro de fantoches “Tu cá tu lá” e a presença do Pai Natal.

Por fim, pode, ainda, visitar os Ateliers de Natal “Vem construir o teu NADAL” e “Estrela dos Desejos” e a exposição de “Pais Natais” e “Aldeia de Natal” em miniatura, patentes no Museu do Brincar. Ainda, de 17 a 23 de dezembro, o “Pai Natal vai estar no Museu” e proporcionará, a todos, momentos de diversão com as crianças, tirará fotos, brincará e, em festa, desejará a todos um Feliz e Santo Natal! O Museu encontra-se encerrado nos dias 18, 24, 25 e 26 de dezembro e a entrada é gratuita durante o evento.

Consulte o programa detalhado, por áreas temáticas ou programação diária no site da Câmara Municipal AQUI

A entrada, neste evento e nas diversas atividades, é gratuita!

Sente a Magia!