Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

VAGOS COMEMORA OS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL DURANTE TODO O ANO

VAGOS COMEMORA OS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL DURANTE TODO O ANO
16 Fevereiro 2024

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, no concelho de Vagos, apostam numa programação diversificada e inclusiva que pretende abarcar diversos públicos-alvo, desde as crianças aos jovens, passando pelos adultos e pelos seniores. A descentralização destas comemorações que começarão já em fevereiro e que terminarão em novembro, será uma aposta para levar momentos culturais a todas as freguesias do concelho.

O Município de Vagos, em conjunto com a Assembleia Municipal, estão a preparar um vasto programa alusivo às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que terão destaque ao longo de todo o ano de 2024, com presença de diversas manifestações culturais em todas as freguesias do concelho de Vagos, numa programação pensada para diversos públicos, desde o infantojuvenil aos seniores.

As referidas comemorações vão começar no próximo dia 25 de fevereiro, no Centro de Educação e Recreio de Vagos, às 16h00, com uma cerimónia de abertura, na qual será dado, formalmente, o início deste importante momento para o Município de Vagos, seguida de um concerto com o músico aveirense Rui Oliveira, na interpretação de um repertório de músicas de intervenção.

Seguidamente, ao longo de todo o ano, a celebração dos 50 anos da implementação da Liberdade e da Democracia em Portugal terá uma diversidade de propostas que passarão pela música, cinema, expressão plástica, declamação poética, residência artística e muito mais, que serão apresentadas em diversos espaços das várias freguesias do concelho de Vagos, com as atividades a serem divulgadas mensalmente à população e com maior destaque e preponderância para o mês de abril que será alvo de uma programação mais densificada.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vagos em exercício, João Paulo Sousa, “celebrar Abril, é celebrar os valores da Liberdade e da Democracia. A intenção do Município de Vagos conjuntamente com a Assembleia Municipal, em realizar um vasto quadro de atividades prende-se com a importância que pretendemos dar a este marco histórico da passagem de meio século sobre conquistas que precisam de ser exaltadas, preservadas e, mais do que isso, cultivadas, numa abordagem multicultural e integradora de vários públicos, que possa ser disseminada por todo o território do concelho.”

Pelo mesmo diapasão alinha o Presidente da Assembleia Municipal de Vagos, Rui Santos que considera que “faz todo o sentido que o concelho de Vagos, que tem tido nos últimos anos celebrações do 25 de Abril com grande dignidade e de excelência, neste ano que se celebra o 50º aniversário dessa importante data, se prepare e apresente um programa mais vasto, mais duradouro e intuitivo e que chegue e todos, dos mais jovens aos menos jovens. Desta forma, a Assembleia Municipal com os contributos de todos os grupos municipais conjuntamente com o Município, está a preparar um programa de celebrações que visa essencialmente valorizar e reforçar a importância da Democracia e da Liberdade no nosso país. Pretendemos levar essa temática aos jovens e cultivar a sua participação cívica e transmitir-lhes o quão importantes são, na defesa do nosso Estado de Direito, da nossa Liberdade e da nossa Democracia. Pretendemos honrar quem conquistou a democracia, mas acima de tudo queremos motivar as gerações mais novas para a importância de defender e reforçar a Democracia, com um programa variado, abrangente e que durará durante todo o ano de 2024”.

No final destas comemorações será elaborado e apresentado um documentário sobre como vivenciam e sentem Abril as crianças e os seniores do nosso concelho, numa partilha geracional que pretende ser uma mais-valia para o presente, mas que, sobretudo, funcionará como memória futura da importância da preservação das liberdades que nos foram legadas.