Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE - MUNICÍPIO DE VAGOS, ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FARMÁCIAS E FARMINVESTE ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE - MUNICÍPIO DE VAGOS, ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FARMÁCIAS E FARMINVESTE ASS...
22 Novembro 2021

Na sequência da prévia aprovação em sede de reunião de Câmara, o Município de Vagos, a Associação Nacional de Farmácias e a Farminveste assinaram o “Protocolo de Cooperação para a Administração de Vacinas contra a Gripe – Contingente SNS”, com vista à administração de vacinas contra a gripe sazonal, recorrendo à estrutura farmacêutica do concelho de Vagos aderente a esta iniciativa, no sentido de melhor proteger a população de uma doença que, com a aproximação do inverno, ganha maior incidência.

Nos termos do protocolo celebrado, aos munícipes do concelho de Vagos poderão ter acesso à vacina da gripe, gratuitamente, desde que o solicitem nas farmácias deste Município e apre-sentem a sua indicação médica nesse sentido.

De facto, as entidades farmacêuticas estão mais próximas dos seus utentes, são espaços de referência e conciliam competências técnicas e humanas que continuam a merecer a confiança na prestação de cuidados de saúde.

A administração da vacina contra a gripe sazonal nas farmácias aderentes será prestada com elevados níveis de qualidade, em gabinete especialmente dedicado e personalizado, com re-curso a todos os equipamentos materiais necessários à sua boa execução, que garantam a segurança dos utentes e a qualidade da administração destas vacinas.

A lista de farmácias do concelho de Vagos que aderiram à iniciativa é composta pela farmácia Tavares e farmácia Viva em Vagos, farmácia Henriques Pereira em Calvão, farmácia Matos em Ouca, farmácia Giro na Vagueira e Farmácia Santos Costa em Soza.

O protocolo celebrado entre o Município de Vagos, a Associação Nacional de Farmácias e a Farminveste permite assim criar um complemento à vacinação habitual prestada aos cidadãos nas Unidades de Saúde Familiar, conjugando gratuitidade e um mais fácil acesso dos munícipes vaguenses à vacina da gripe sazonal.

Pretende-se, assim, garantir um melhor acesso dos cidadãos à proteção contra esta doença, nomeadamente aos grupos mais vulneráveis.