TRÊS OLIVEIRAS DE PAZ E DE ESPERANÇA PLANTADAS NO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE VAGOS

TRÊS OLIVEIRAS DE PAZ E DE ESPERANÇA PLANTADAS NO SANTUÁRIO  DE NOSSA SENHORA DE VAGOS
jmj_3
jmj_2
06 Março 2023

Cerca de duas dezenas de crianças e jovens associaram-se, no Santuário de Nossa Senhora de Vagos, á Jornada Mundial da Juventude (JMJ), através da plantação de três oliveiras.

No passado sábado, dia 4 de março, o Santuário de Nossa Senhora de Vagos recebeu a plantação de três oliveiras, ao abrigo da colaboração solicitada ao Município de Vagos pela coordenação da Jornada Mundial da Juventude.

Com esta ação, procurou-se a simbologia da Paz refletida nas oliveiras e da Esperança que sempre nos traz a Juventude.

Esta iniciativa foi partilhada pelo Município de Vagos e pela paróquia de S. Tiago de Vagos, com a colaboração de dezenas de jovens que procederam à plantação das árvores, representando o Agrupamento de Escuteiros 822 de Vagos, o Comité Organizador Paroquial da JMJ e a Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários de Vagos.

Estes momentos foram registados fotograficamente e ficarão constantes do livro que será apresentado ao Papa Francisco, aquando da sua vinda à Jornada Mundial da Juventude que terá lugar em Lisboa de 1 a 6 de agosto do presente ano.

Imediatamente antes da plantação das três oliveiras, o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, fez questão de frisar "a prontidão com que o Município de Vagos acedeu a colaborar com a coordenação da JMJ" que considera ser "um evento extremamente importante para o nosso país, na linha de grandeza de organizações passadas como, por exemplo, a Expo-98". Agradeceu a “presença e a colaboração das entidades envolvidas” e, aos jovens, deixou "uma mensagem de alento e de esperança, num futuro onde precisamos de estar cada vez mais unidos".

Por seu turno, o pároco Nicolau Barroqueiro apontou "a viragem nova para o futuro, no desenvolvimento e incremento da Paz." Acrescentou que "esta plantação de oliveiras é um ato que vai perdurar muitos anos" aludindo à significância para o futuro deste momento vivido o Santuário de Nossa Senhora de Vagos.

A Jornada Mundial da Juventude, que acontece no início de junho, é um evento religioso implementado pelo Papa João Paulo II em 1985, que reúne milhões de católicos de todo o mundo, promovendo eventos da Igreja Católica, com os jovens e pelos jovens.