Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

PRAIAS DO CONCELHO DE VAGOS DISTINGUIDAS COM A BANDEIRA AZUL E COM O GALARDÃO QUALIDADE DE OURO

PRAIAS DO CONCELHO DE VAGOS DISTINGUIDAS COM A BANDEIRA AZUL E COM O GALARDÃO QUALIDADE DE OURO
10 Maio 2024

As Praias da Vagueira, do Areão e do Labrego foram, mais uma vez, distinguidas com a Bandeira Azul - garantia de segurança e qualidade para os banhistas que visitam o nosso litoral. De realçar que o hastear da ambicionada bandeira acontece pelo 36º ano à Praia da Vagueira, 17º ano à Praia do Areão e, pelo 2º ano, à Praia do Labrego. 

A “Janela para o Oceano”, no Aquário Vasco da Gama, voltou a ser o local escolhido para realizar esta cerimónia, sob a égide da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação considerando o trabalho desenvolvido na proteção do Oceano e da sua Biodiversidade, através da coleção composta por espécies animais e vegetais pertencentes aos mais variados grupos zoológicos e botânicos, provenientes de ecossistemas de água doce, salgada e salobra, de ambos os Hemisférios.

Relembramos que, para que esta distinção seja entregue, é necessário o cumprimento de alguns critérios e requisitos, tais como: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços. 

Em 2024, a Bandeira Azul propôs como tema “Liderança Azul”, saindo assim do seu meio tradicional, e desafiando os promotores a abandonarem a sua zona de conforto e a colocarem os pés em terra firme, sem esquecerem o mar e as ameaças à sua biodiversidade. 

Para além da Bandeira Azul, as três praias do Município viram também renovado o galardão “Qualidade de Ouro” atribuído pela Quercus. 

O período da Época Balnear, nas praias do Município de Vagos, terá início de 8 de junho e prolongar-se-á até 8 de setembro.