Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

POSTO DE TURSIMO DA PRAIA DA VAGUEIRA DE PORTAS ABERTAS A UM VERÃO PROMISSOR PARA O TURISMO E COM NOVAS VALÊNCIAS

POSTO DE TURSIMO DA PRAIA DA VAGUEIRA DE PORTAS ABERTAS A UM VERÃO PROMISSOR PARA O TURISMO E COM...
pt_2
pt_3
pt_4
29 Junho 2022

As novidades são várias, desde a reserva das diferentes atividades de animação turística/cultural e a venda de merchandising, de artesanato e de produtos locais de Vagos. 

Mais de 300 visitantes, portugueses e estrangeiros, passaram, até ao momento, pelo Posto de Turismo da Praia da Vagueira, aberto todos os dias desde o 10 de junho 2022. 

Este é espaço de informação turística que pretende dar a conhecer, a quem nos visita, as atividades culturais e turísticas que decorrem no município, os locais a visitar, onde comer, a gastronomia local e onde dormir.  

Este ano, e por forma a facilitar o acesso às atividades turísticas, é possível efetuar, diretamente, no Posto de Turismo, a reserva de diversas atividades de animação como o Surf, Stand Up Paddle na Ria, Bodyboard, batismos e passeios a cavalo de curta e longa duração, visita às azenhas e diversas experiências turísticas.  

Outra novidade é a promoção e venda de produtos locais de Vagos como o Molho de Piri-Piri “Florinda” (Ouca), a Compota de Abóbora e a Broa Mimosa, da Confraria Sabores da Abóbora, as Sainhas e Pão de Cornos, da Confraria As Sainhas, o Mel da EPADRV, as compotas, fruta desidratada e mel da Coordeiro´s Farm (Calvão), o paté de azeitona e compotas da CARB (Vagos), a compota de maracujá do produtor Tropickcourtesy (Ouca) e o vinagre da Quinta da Pedreira (Ouca). Estes produtos estarão à venda no Espaço Bairrada que abre portas no dia 30 de junho de 2022.  

 Este espaço “Pop-Up” da Bairrada, que se encontra na Praia da Vagueira, integrado no Posto de Turismo, desde 2019, faz a promoção turística da Região da Bairrada, integrando programas de visita que levam o visitante a conhecer as vinhas e a identidade bairradina, ao mesmo tempo que disponibiliza o serviço de aluguer de bicicletas, provas de vinhos, workshops e degustação de produtos regionais (vinhos, espumantes, doces regionais e sandes de leitão).  

Ambos os espaços reabrem com o selo ‘Clean & Safe’, atribuído pelo Turismo de Portugal e que garante o cumprimento da excelência no desempenho higiénico-sanitário assim como outras eventuais crises de saúde pública.  

Nos últimos anos (2020 e 2021), a COVID-19 teve um impacto devastador na economia e emprego mundiais, com a indústria do turismo a ser duramente atingida pelas medidas de contenção da pandemia.   

O levantamento das restrições, associadas à covid-19, trouxe já melhorias muito positivas ao turismo nacional e regional, e em Vagos também já se fizeram sentir, com um aumento substancial do número de visitantes ao posto de turismo, que em quinze dias ultrapassaram os 300. De salientar que mais de 50% deste visitantes são estrangeiros predominantemente de França, Espanha e EUA como os principais mercados emissores.   

As expetativas são por isso animadoras demonstrando a resiliência do território e dos seus agentes económicos, que encaram este ano de 2022 de forma confiante e otimista.