NO PASSADO DOMINGO A FAAVA VOLTOU À PÉRGULA DE VAGOS

10 Maio 2023

No dia 7 de maio, a Câmara Municipal de Vagos organizou mais uma edição da FAAVA (Feira de Artesanato e Antiguidades de Vagos), para todos aqueles que visitaram e passaram na vila, durante todo o dia.

Esta, que foi apenas a primeira de duas edições que, excecionalmente, acontecem em maio (haverá outra integrada nas Festas do Município) contou com 55 expositores, na pérgula de Vagos, apresentando diversas ofertas de artesanato e antiguidades. Muitos destes expositores pertencem à região de Vagos e de Aveiro, porém já existem artesãos de outras regiões do país que mostram interesse em participar neste certame que tem ganho cada vez mais relevância.

Mas a FAAVA não é só uma feira de artesanato e antiguidades. Como sempre tem acontecido, também conta com uma grande variedade de atividades culturais e de sensibilização ambiental, que cativam todas as pessoas que a visitam.

Neste sentido, e porque o último domingo foi marcado pela celebração do Dia da Mãe, durante a manhã, o público presente teve a oportunidade de ouvir o conto “A minha mãe”, que deliciou as dezenas de mães e filhos que assistiam nas mantas colocadas no jardim.

Ao longo do dia, foram dezenas as crianças que passaram pelo “Eco Atelier” e que fizeram dedicatórias às suas mães. Através de pequenas pinturas nos corações e nos desenhos revelaram tudo o que sentiam e saíram com uma maior noção da sustentabilidade ambiental que tão necessária é de cultivar.

O yoga tornou a manhã dos participantes mais calma, enquanto faziam as posições desta atividade tranquilamente, ouvindo a história da “Fada Bia”. Este momento de ternura, foi marcado com as mães a ajudarem os seus filhos a fazerem os diversos exercícios.

O teatro “Entre ler e brincar” reuniu os mais pequenos, mas também os adultos, que participaram com bastante entusiasmo, num momento que fez com que muitas pessoas, que estavam a assistir, soltassem gargalhadas, do início ao fim da peça.

Os jogos tradicionais tiveram bastante adesão entre as dezenas de pessoas que passaram pela FAAVA. Ninguém dispensou o saltar à corda ou o jogo da macaca. Também o jogo do galo reuniu as famílias que passavam pela feira, entusiasmando os mais novos a ganharem aos adultos.

A FAAVA, além da cultura, aposta em atividades de sensibilização do meio ambiente, colocando foco na separação dos resíduos sólidos para que todos percebam a importância da reciclagem.

Esta feira é um lugar de artesanato e de antiguidades, mas a cultura, o divertimento e o lazer também não faltam. Neste mês de maio, irá existir outra edição da FAAVA, dia 28 de maio, domingo da Festa de Vagos.