Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

MUNICÍPIO DE VAGOS DISTINGUIDO COM O CERTIFICADO INTERNACIONAL DE PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA BANDEIRA AZUL

MUNICÍPIO DE VAGOS DISTINGUIDO COM O CERTIFICADO INTERNACIONAL DE  PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA BANDE...
25 Novembro 2021

Com as Praias da Vagueira e do Areão a deterem há 33 e 14 anos, respetivamente, o galardão da Bandeira Azul, o Município de Vagos recebeu o Certificado Internacional de Participação no Programa Bandeira Azul.

Decorreu no passado dia 19 de novembro, no Salão e Auditório Almada Negreiros na Gare Marítima de Alcântara em Lisboa, a Conferência de Comemoração dos 35 anos do Programa Bandeira Azul.

Nesta cerimónia, o Município de Vagos foi agraciado com o Certificado Internacional de Participação no Programa Bandeira Azul, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Esta distinção assenta no facto de as praias da Vagueira e do Areão ostentarem, há 33 e 14 anos, respetivamente, o galardão da "Bandeira Azul”

De realçar que, ao longo dos últimos 35 anos, a Bandeira Azul contribuiu para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustres, portos de recreio e marinas, através de um conjunto de critérios relacionados com a educação ambiental, a qualidade da água balnear, a gestão da zona balnear, serviços e segurança.

Na referida cerimónia, a representar o Município de Vagos, esteve a Vereadora do pelouro do Ambiente, Susana Gravato, que destacou "a importância do programa Bandeira Azul tanto na perspetiva da sensibilização para as boas práticas ambientais nas zonas costeiras, como na certificação da qualidade das praias. Neste âmbito gostaria de salientar a excelência demonstrada ao longo de 33 anos na Praia da Vagueira e 14 na Praia do Areão, que assegura que quem nos visita dispõe de todas as condições para, com toda a qualidade, poder desfrutar das praias do Município".

Recorde-se que, em 2021, ao abrigo do Programa Bandeira Azul, aconteceram vários momentos de sensibilização ambiental, nomeadamente as atividades "As Dunas precisam de ti", “O que esconde o Rio Boco?”, "Caça à Acácia", "Cada macaco no seu galho, cada resíduo no seu sítio", “Há chatos na praia”, “SPARC”, “Praia limpa”, procurando, desta forma, alertar para a crescente necessidade de que todos e cada um de nós adote comportamentos ambientais responsáveis na procura de uma cada vez maior sustentabilidade.