Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

ESCOLA SECUNDÁRIA DE VAGOS RECEBEU “O CICLO VIRTUOSO DA ÁGUA”

ESCOLA SECUNDÁRIA DE VAGOS RECEBEU “O CICLO VIRTUOSO DA ÁGUA”
dsc03270
22 Maio 2023

Realizou-se na passada quinta-feira, na Escola Secundária de Vagos, o arranque simbólico do projeto "O Ciclo Virtuoso da Água", desenvolvido em parceria pelo Município de Vagos, pela Águas do Centro Litoral (AdCL) e pela AdRA - Águas da Região de Aveiro. 

Perante uma plateia bem composta de alunos foi apresentado o projeto que junta as iniciativas "A minha escola é sem Plástico", que é uma iniciativa da AdRA que promove o consumo de água da torneira, disponibilizando locais próprios para abastecimento nas escolas secundárias e "O Mar começa Aqui", projeto da AdCL, que tem uma abrangência significativa e que pretende a mudança de atitudes e comportamentos relativamente ao que deve ou não ser colocado na rede de saneamento. 

Presentes no evento, estiveram o presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, a Administradora Executiva da AdRA, Filipa Alves, o Presidente do Conselho de Administração da AdCL, Alexandre Tavares e a Diretora-Adjunta do Agrupamento de Escolas de Vagos, Rosário Claro. 

Na apresentação do projeto “Ciclo Virtuoso da Água” a Administradora Executiva da AdRA, Filipa Alves enfatizou a "importância dos comportamentos individuais na promoção do meio ambiente, na poupança de água e na redução da produção de resíduos, salientando que projetos como a “Escola sem plástico”, que visam a redução da produção de resíduos promovendo a reutilização são importantíssimos na salvaguarda do meio ambiente". 

Por seu turno, o Alexandre Tavares, na qualidade de Presidente do Conselho de Administração da AdCL, salientou a "necessidade de percebermos como os pequenos passos, as pequenas coisas que fazemos podem ter um grande impacto em tudo e todos aqueles que nos rodeiam. É importante que possamos sempre dar os pequenos passos, porque as grandes mudanças começam com pequenos passos” referiu, indicando que o trabalho para a defesa do meio ambiente, se traduz na melhoria da qualidade de vida das populações e na atratividade dos territórios. 

O Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, concluiu as intervenções procurando agitar as consciências e provocar a reflexão, questionando os presentes “quando foi a última vez que algum de nós abriu uma torneira e não teve água?”. 

Obtendo silêncio como resposta prosseguiu afirmando que, "na verdade, ninguém se conseguiria lembrar porque, felizmente, a água está sempre disponível. É essa abundância, pelo facto de que este bem tão precioso não nos faltar que lhe atribuímos um valor tão reduzido. Temos sempre água disponível e é por isso que lhe damos tão pouco valor”, afirmou ainda, finalizando a dar conta de que "a importância destas iniciativas é a de dotar os mais jovens de conhecimento que desperta as consciências para, como referiu o Professor Alexandre Tavares, as pequenas coisas que podemos fazer para mudar o mundo e deixar um mundo melhor para os nossos filhos, os seus filhos e os seus netos".