BANDEIRA AZUL HASTEADA NAS PRAIAS DA VAGUEIRA E DO AREÃO

01 Julho 2022

Realizaram-se, na manhã da passada quinta-feira, dia 30 de junho, as cerimónias do hastear da “Bandeira Azul”, “Praia Acessível” e “Galardão Qualidade de Ouro” nas praias do Areão e da Vagueira.

No que diz respeito ao Areão, este é o 15º ano com Bandeira Azul, sendo que a Vagueira já foi agraciada em 34 anos consecutivos com este galardão, o que atesta a qualidade ambiental destas duas praias do concelho de Vagos.

Neste cerimonial, destaque para a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, que fez questão de salientar o “exigente trabalho dos nadadores-salvadores que irão vigiar as praias do concelho de Vagos e que, em conjunto com a sua coordenação, têm toda a nossa confiança para a realização do trabalho que têm de efetuar. Neste particular, destacar também o papel da Proteção Civil Municipal e dos Bombeiros Voluntários de Vagos.” Silvério Regalado deu ainda conta da necessidade de que “os banhistas respeitem as indicações dos nadadores salvadores, para sua própria segurança.”, sublinhando a “evolução que as nossas praias têm tido ao longo do tempo, tanto em qualidade ambiental, como no que à mobilidade diz respeito”.

O autarca deu ainda conta de que “o trabalho que tem sido realizado nas praias do Município, não o é apenas da Câmara Municipal, mas antes feito em conjunto com outras entidades privadas, que têm potenciado a fruição das nossas praias”. Ambientalmente, Silvério Regalado aproveitou a realização da Conferência dos Oceanos para dar nota de que “é absolutamente fundamental cuidar, estimar e preservar os nossos oceanos, remando todos no mesmo sentido”. Neste âmbito sublinhou ainda “o trabalho de aumento de resiliência do nosso território, através da construção dos passadiços que serviram para fixar as dunas, associado à plantação de espécies autóctones que servem para reforçar a preservação das mesmas”.

Presente na iniciativa esteve também o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Humberto Rocha que pediu aos veraneantes que “escolham praias vigiadas, porque estão preparadas e reúnem condições de segurança.”, lembrando que, “em 2021, os acidentes fatais nas praias portuguesas, aconteceram maioritariamente em praias não vigiadas”. O comandante da Capitania do Porto de Aveiro reforçou que é importante mudar comportamentos, nomeadamente das pessoas que “mesmo avisadas e instruídas pelos nadadores-salvadores, continuam a acreditar que a sua opinião deve prevalecer, por vezes com consequências desastrosas”.

Já o representante da Agência Portuguesa do Ambiente, Nélson Silva “salientou o esforço realizado pelas Juntas de Freguesia e das Câmaras Municipais para garantir o cumprimento dos critérios quer da Praia Acessível quer da Bandeira Azul, que reconhecemos que são difíceis de cumprir, até porque a realidade é dinâmica e acarreta maior esforço e dedicação”.

A coordenadora municipal do projeto Bandeira Azul, Isabel Rosado, por seu turno, caracterizou a Bandeira Azul como “um certificado de qualidade ambiental, que distingue o esforço de um conjunto de entidades para a melhoria do ambiente marinho, costeiro e lacustre”, dando ênfase à temática deste ano, a “Recuperação de Ecossistemas”, na continuidade do que aconteceu em 2021, frisando igualmente os diversos projetos de educação e sensibilização ambiental que o Município desenvolveu e continua a dinamizar. Já o representante das Estações Náuticas, Bruno Rocha frisou “que a Estação Náutica de Vagos trabalha com o intuito de dinamizar a náutica enquanto produto de oferta turística no concelho de Vagos, a partir dos recursos náuticos presentes no território, alicerçada em todos os parceiros que a compõem”.

Finalmente, destaque para o momento “Toca a Mexer” com o qual se iniciou a cerimónia composto por uma coreografia musical desenvolvida pelos séniores de três IPSS’s do concelho, nomeadamente, a Associação Boa-Hora, a Associação de Solidariedade Social de Santo André e a BETEL de Ponte de Vagos.