Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

ATIVIDADE 'CAÇA À ACÁCIA'

ATIVIDADE "CAÇA À ACÁCIA"
caca_a_acacia_2
01 Junho 2022

Realizou-se, numa zona do perímetro Florestal do Concelho de Vagos, entre 23 a 27 de maio de 2022 a atividade “Caça à Acácia”, no âmbito da Bandeira Azul e inserida na iniciativa “Semana sobre Espécies Invasoras 2022: Portugal & Espanha (SEI 2022)” 

Esta atividade, promovida pela Câmara Municipal de Vagos, contou com a participação de 110 alunos provenientes da Escola Secundária de Vagos e do Colégio Diocesano Nossa Senhora da Apresentação de Calvão e desenvolveu-se em dois momentos distintos: 

1º Preparação em contexto de sala de aula, onde foram abordados alguns problemas provocados pelas invasoras, nomeadamente a perda de biodiversidade nas áreas invadidas, tendo sido focado o caso da Acacia longifolia, conhecida por acácia-das-espigas: o nosso alvo. Foi também referida a libertação da “Trichi”, um pequeno inseto para o controlo biológico da acácia de espigas, numa zona do perímetro florestal de Vagos há cerca de meia dúzia de anos. 

2º Saída de campo, numa zona do perímetro florestal de Vagos onde houve a oportunidade de observar galhas (provocadas pela Trichi) numa das acácias, além de uma grande quantidade de vagens e, consequentemente, sementes que a pequena árvore iria produzir e que iriam cair no solo para mais tarde poderem germinar (as vagens visíveis e acessíveis foram arrancadas e postas no contentor do lixo). Alunos, professores e as técnicas da Câmara Municipal de Vagos procederam ao arranque de pequenos e médios exemplares da invasora. 

No final os alunos responderam a um pequeno inquérito. Das respostas obtidas pudemos concluir que a maior parte dos alunos ficaram a saber mais alguma coisa sobre acácias, nomeadamente que esta espécie provoca perda de biodiversidade, que depois de se terem arrancado tantos exemplares irão nascer mais acácias no local e que um bom método para o seu controlo é evitar que produzam sementes. A avaliação efetuada, numa escala de 0 a 5, foi de 4 valores.