Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

ATIVIDADE AMBIENTAL ENTRE ESTRELAS CONTOU COM SEGUNDO MOMENTO DE OBSERVAÇÃO DE PIRILAMPOS

ATIVIDADE AMBIENTAL ENTRE ESTRELAS CONTOU COM SEGUNDO MOMENTO DE OBSERVAÇÃO DE PIRILAMPOS
20 Julho 2022

Nos passados dias 25 de junho e 16 de julho, mais de meia centena de pessoas, no seu conjunto, estiveram presentes na atividade de sensibilização ambiental “Entre estrelas”. Entre o visionamento de astros e pirilampos, o balanço é francamente positivo.

 

No passado dia 16 de julho, o Município de Vagos realizou o segundo momento da atividade ambiental “Entre Estrelas”, que decorreu no Santuário de Nossa Senhora de Vagos e que teve como enquadramento a observação de pirilampos.

Os participantes tiveram a oportunidade de assistir ao avistamento de pirilampos e de visualizar a sua particular luminosidade, que faz com que eles sejam chamados de “Estrelas da Terra” e de ter o conteúdo explicativo promovido pela associação ambiental “Charcos e Companhia”, parceira no evento, que relembrou a necessidade premente da preservação e defesa dos nossos ecossistemas.

Esta segunda ação surgiu na sequência da forte adesão verificada no primeiro momento, ocorrido a 25 de junho, com a inscrição de 50 participantes que, nessa altura, a par da observação de pirilampos, tiveram também a oportunidade de realizarem a observação dos astros, sob a orientação dos professores José Matos e Emanuel Santos da FISUA – Associação de Física da Universidade de Aveiro.

Dois momentos que contribuíram para que todos os presentes vissem reforçada a sua consciência ambiental, a par de terem tido a oportunidade de experienciar momentos de rara beleza.