Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

ALDEIA DO BOCO COM FIM DE SEMANA MARCANTE PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO

ALDEIA DO BOCO COM FIM DE SEMANA MARCANTE  PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO
dsc09033
dsc09039
dsc09095
dsc09096
18 Maio 2022

 

“Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco” com expetativas superadas e candidatura à rede “Aldeias de Portugal” apresentada à comunidade. 

O fim de semana de 14 e 15 de maio de 2022 foi, para a aldeia do Boco, de extrema importância ao nível turístico e cultural.  

O dia 14 de maio contou com a 2.ª edição da atividade “Tradições nas Azenhas da Aldeia do Boco”, uma experiência de valorização do território e dos seus recursos ligada à temática das azenhas e moinhos onde foi possível experienciar todo o processo de fabrico da Broa Mimosa, desde a moagem do milho à confeção da massa e a sua colocação no forno. Foi, também, uma oportunidade para dar a conhecer como funciona uma azenha e como consegue transformar o milho em farinha. Enquanto a massa levedava, os participantes fizeram uma caminhada pelo trilho “Entre Levadas e Azenhas” que percorre o Vale do Boco. No final, foi possível provar a deliciosa Broa Mimosa com o doce de Abóbora e requeijão. 

Esta atividade, que se realizou no âmbito das Comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, e que foi organizada pelo Município de Vagos, Junta de Freguesia de Soza, Confraria Sabores da Abóbora e os proprietários das azenhas/moinhos da aldeia do Boco, estava inicialmente agendada para o dia 9 de abril, mas foi adiada para os dias 7 e 14 de maio, devido à previsão de chuva.  

 Foram mais de 80 inscritos, distribuídos pelas duas edições da atividade sendo o balanço extremamente positivo podendo-se constatar pelos resultados do inquérito de satisfação realizado aos participantes. Conhecer as tradições locais, fazer a caminhada pelo trilho, ter contacto com a natureza, conhecer as azenhas e participar no processo de confeção do pão foram atividades que os participantes mais gostaram de fazer e todos responderam que voltariam a fazer a atividade e a recomendá-la a um amigo.  

Pretende-se, no futuro, dar continuidade a este tipo de atividades por forma a potenciar a oferta de um produto turístico estruturado assente na valorização das tradições e do património molinológico. 

No dia 15 de maio foi realizada uma sessão de apresentação, à comunidade local, na antiga Escola Primária do Boco, com o objetivo de classificar a aldeia do Boco como “Aldeia de Portugal”, o que permitirá a sua integração na Rede de “Aldeias de Portugal”, da responsabilidade da ATA – Associação de Turismo de Aldeia.  

Na sessão, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, o Presidente da Junta de Freguesia de Soza, Nelson Cheganças, a coordenadora do GAL Aveiro Norte e Sul, Carmo Ambrósio e Maria João Pacheco, representante da ATA. A participar, ativamente, estiveram cerca de quarenta habitantes da aldeia que, entre todos, avaliaram os pontos fortes da aldeia a serem valorizados e comprometeram-se em trabalhar num plano de atividades a desenvolver no âmbito do referido projeto.  

A iniciativa “Aldeias de Portugal” é promovida pela ATA - Associação de Turismo de Aldeia que é composta por várias Associações de Desenvolvimento Local que se juntaram, num esforço de sintonia em torno da ideia de potenciar o desenvolvimento e a promoção dos territórios rurais.   

A coordenação da candidatura da aldeia do Boco às “Aldeias de Portugal” é realizada pelo GAL Aveiro Norte e Sul, e está integrada no Projeto de cooperação "Aldeias de Portugal - consolidação e replicação nacional". Este projeto é financiado pelo FEADER – Medida 10.3 do PDR2020.