VAGOS, NA ROTA DOS MOINHOS DE PORTUGAL

img_9225a
26 Agosto 2019

O Município de Vagos, em parceria com os Municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga, assinou um protocolo de cooperação que visa a constituição de uma Rota de Moinhos de Portugal.

Este protocolo tem como objetivo principal o desenvolvimento do projeto que prevê a constituição de uma Rota de Moinhos de Portugal, que pretende preservar e promover o património molinológico nacional. Neste contexto, os cinco municípios que agora integram este protocolo e onde posteriormente poderão ser integrados outros, pretendem resgatar e perpetuar memórias dos habitantes locais e estruturar um produto turístico, diferenciador, atrativo, inclusivo e acessível.  A criação desta Rota de Moinhos de Portugal deverá facilitar a visitação e experimentação de atividades ligadas ao património molinológico e ao ciclo do pão, nos cinco municípios. Outro dos objetivos desta cooperação será combater a sazonalidade e trazer visitantes para o interior da região/país, apresentando atividades e serviços complementares que reforcem e prolonguem a visita e a estada no território dos municípios que integrem a Rota de Moinhos de Portugal. Este fator irá potenciar o aparecimento de agentes privados na promoção do território, em diferentes áreas: restauração, alojamento, atividades culturais, ambientais e desportivas, entre outras.

Na redação deste protocolo pode ler-se que este “projeto deverá contribuir para as metas de sustentabilidade ambiental propostas na Estratégia Turismo até 2027, ao garantir uma energia limpa nas suas operações, adoção das boas práticas de gestão de resíduos gerados pela operação, redução da pegada ecológica. Pretende-se envolver as comunidades locais, revitalizar paisagens, fixar população, fomentar a criação de emprego e contribuir para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”.

Com a assinatura deste protocolo de cooperação todos os municípios envolvidos prevêem: Inventariação de todo o património molinológico, público e privado existente; Identificação das potencialidades e parceiros turísticos de cada território; Estruturação do produto turístico, bem como da rede de parceiros; Criação de imagem e sinalética para a Rota; Criação de site e APP “Miles 2 Mills”; Criação de um evento âncora nos cinco municípios; Apresentação e promoção da Rota em diversos certames e eventos nacional/internacional que promovem o turismo nos cinco municípios (Fam trips, Roadshow); entre outras.

O projeto Rota dos Moinhos de Portugal sendo um dos projetos distinguidos pelo Turismo de Portugal será apoiado financeiramente através de uma candidatura ao Regime Geral dos Financiamentos do Turismo de Portugal – RegFin.

Para a Vereadora do Turismo do Município de Vagos, Sara Caladé, a assinatura deste protocolo é importante, “uma vez que promove o património social e cultural do concelho, ao mesmo tempo que alavanca o turismo no nosso território e na região, numa nova vertente, com perspetivas de crescimento e de dinamização, impulsionando outras atividades culturais e económicas”.