Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

REQUALIFICAÇÃO DA ANTIGA PONTE DE FAREJA

REQUALIFICAÇÃO DA ANTIGA PONTE DE FAREJA
15 Novembro 2019

Com um encargo estimado de 187.000 euros, o projeto de execução, arquitetura e especialidades, desta obra tem por objetivo a preservação e recuperação desta infraestrutura, no sentido de lhe dar uma nova vida, preservando a sua história e com uma integração natural e completa na paisagem e topografia existentes. Para o financiamento deste projeto foi submetida uma candidatura ao Grupo de Ação Local Aveiro/Sul, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2020, a qual está a aguardar respetiva análise e aprovação.

O que se pretende é que com a alteração da dimensão e da forma, que a ponte antiga e a nova se complementem, preservando parte da ruína existente.

Este projeto procura igualmente melhorar os acessos, nomeadamente, pedonal e cicláveis entre as duas margens do Rio Boco, bem como aproveitar toda a envolvente para passear, praticar desporto e também contemplar a história da Ponte mais antiga de travessia do Rio Boco.

Com ligeiros apontamentos metálicos e estrutura básica em madeira, a nova Ponte, apesar dos constrangimentos de navegação provocados pelas estruturas similares situadas a norte, proporcionará uma melhor fluência de pequenas embarcações em função da retirada dos seus atuais pilares centrais.