AVISO À POPULAÇÃO – INCÊNDIO RURAL

1080x1080_amarelo_vf
04 Setembro 2019
De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera a Proteção Civil Municipal difunde o seguinte aviso:

Condições Meteorológicas Adversas - Perigo de Incêndio Rural

TEMPO QUENTE

Entre as 10h39 de 3 de setembro de 2019 e as 18h00 do dia 3 de setembro de 2019.

Persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Alerta Vermelho Para o DECIR:

Quarta-feira a sexta-feira:

Vento moderado (até 30 km/h) do quadrante Leste

Condições de instabilidade atmosférica que dificultam o controlo dos incêndios rurais em especial nas regiões do centro do interior Norte e Centro.

Humidade relativa do ar baixa em todo o território, entre 20 e 30% exceto a faixa litoral,

Sábado e domingo:

Continuação de tempo quente e seco, com fraca ou má recuperação noturna da humidade relativa do ar em todo o território, vento do quadrante Leste até sábado, forte nas terras altas durante a noite e possibilidade de condições atmosféricas propícias a comportamentos erráticos dos incêndios, dificultando o seu controlo, nas regiões do interior.

Durante o PERÍODO CRÍTICO (01 de julho a 30 setembro) é PROIBIDO:

 Fazer Queimadas Extensivas sem autorização das câmaras municipais.

 Fazer Queima de Amontoados sem autorização das câmaras municipais.

 Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.

 Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

 Lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

 Fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

 Usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo