Vagos recebe Menção Honrosa do Prémio Nuno Teotónio Pereira

10 Abril 2018

O Município de Vagos foi distinguido com a menção honrosa do Prémio Nuno Teotónio Pereira, na variante Operação de Reabilitação Urbana.

Esta distinção na variante Operação de Reabilitação Urbana, reflete o trabalho e o empenho da Câmara Municipal de Vagos, no desenvolvimento de uma estratégia integrada de reabilitação urbana para a vila de Vagos, apoiada nas existências e nas dinâmicas atuais e harmonizada com a envolvente, no intuito de promover o desenvolvimento da vila de uma forma socioeconomicamente equilibrada e ambientalmente sustentável.

Esta estratégia tem o foco na reabilitação do edificado, na qualificação das infraestruturas dos equipamentos e dos espaços verdes e urbanos de utilização coletiva, visando a requalificação e revitalização do tecido urbano, associada a um programa de investimento público.

Este investimento público também tem o propósito de estimular à iniciativa privada, que tem um papel fundamental no desenvolvimento do processo de reabilitação urbana ao nível das intervenções no edificado, pois só com uma intervenção integrada (Público / Privado) se conseguirá uma reabilitação urbana com sucesso.

A cerimónia de entrega dos Prémios Nuno Teotónio Pereira decorreu em Lisboa, no passado dia 6 de abril, onde esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado.

Os Prémios Nuno Teotónio Pereira são promovidos todos os anos pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, LP. (IHRU) e pretendem premiar as ações de reabilitação urbana exemplares e distinguir os resultados reveladores do domínio técnico que conduzem ao exercício de boas práticas.

O Município de Vagos com esta distinção a nível nacional, demostra o empenho e a vontade de empreender novas soluções de empreendimento urbano, que permitam mais qualidade de vida aos seus cidadãos, assim como transformar espaços degradados e não visitados, em espaços públicos de convívio e lazer.