Vagos já tem Estação Náutica certificada

46341022_344130839683178_2234407279195586560_n
46436817_517655445376335_4799297770533945344_n_copia
16 Novembro 2018

Realizou-se, hoje, dia 16 de novembro, na Alfândega do Porto, a Cerimónia de Certificação das primeiras 15 Estações Náuticas de Portugal, nas quais se inclui a Estação Náutica de Vagos.

A Cerimónia Pública de entrega do Certificado decorreu no Fórum do Mar/Business2Sea, pelas 12h30m, concluindo o Seminário “Turismo Náutico – Desafios 2030” e contou com a presença da Presidente da CCDR-C, Ana Abrunhosa, e o Presidente da Fórum Oceano, António Nogueira Leite, valorizando, assim, o esforço coletivo e participado dos territórios em torno da Náutica. O Município de Vagos foi representado pelo Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, que recebeu o certificado da Estação Náutica de Vagos.

Esta certificação surge na sequência da aprovação da candidatura, apresentada pelo Município de Vagos, para a “Certificação da Estação Náutica de Vagos” e sua integração na rede das Estações Náuticas de Portugal, à Fórum Oceano, membro e representante de Portugal junto da FEDETON (entidade gestora da rede internacional das estações náuticas).

A avaliação dos processos de candidatura foi feita por uma Comissão de Avaliação composta por um conjunto de elementos representantes de entidades relevantes no desenvolvimento da náutica, do turismo e da política do Mar.

O Município de Vagos pretendeu com esta candidatura criar uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes no território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas. Desta forma, a Estação Náutica de Vagos apresenta-se como uma plataforma de cooperação entre atores identificados com um território e que asseguram a oferta de um produto turístico.

As vantagens em constituir a Estação Náutica de Vagos passam pela diversificação da oferta turística, combate à sazonalidade, aumento do gasto por visitante, imagem de referência e qualidade, promoção conjunta de produtos turísticos a nível internacional, oferta de experiências diversificadas.

Para quem nos visita, a Estação Náutica garante a qualidade do produto turístico e dos serviços prestados, bem como apoio informativo e a reserva de alojamento e serviços.

O que é uma Estação Náutica?

A Estação Náutica (EN) é uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas. Desta forma, a EN apresenta-se como uma plataforma de cooperação entre atores identificados com um território e que asseguram a oferta de um produto turístico.