Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

PROIBIÇÃO DE CORTE DE RESINOSAS (PINHEIROS)

PROIBIÇÃO DE CORTE DE RESINOSAS (PINHEIROS)
PROIBIÇÃO DE CORTE DE RESINOSAS (PINHEIROS)
31 Janeiro 2018
Limitação de corte de árvores resinosas, pinheiros e outras espécies, saudáveis nas zonas afetadas pelos incêndios.

O Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, determinou a suspensão do abate de árvores resinosas sem sinais de doença em vários distritos. O concelho de Vagos é, também, abrangido por esta medida , que iniciou no dia 14 de novembro de 2017 e mantêm-se em vigor  durante o próximo semestre (durante 180 dias).

O documento acrescenta que esta medida inclui «as árvores ardidas, através da restrição ao corte de madeira verde de coníferas hospedeiras nos locais onde é conhecida a presença do Nemátodo da Madeira do Pinheiro ou em que seja reconhecido o risco do seu estabelecimento e dispersão nas regiões predominantemente atingidas pelos incêndios».

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas deve, assim, proibir «o abate de coníferas hospedeiras sem sintomas de declínio na zona tampão e nos locais de intervenção localizados nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu».