Exposição “Os suspeitos do costume” na Biblioteca Municipal

30 Julho 2018

Estará patente, de 14 a 31 de agosto, na Biblioteca Municipal de Vagos, a Exposição “Suspeitos do Costume", de terça-feira a sábado, entre as 10h00 e as 20h00.

Trata-se de uma exposição itinerante, da Associação da Bandeira Azul, sobre os resíduos que aparecem nas nossas praias.

A exposição Os Suspeitos do Costume é o resultado das várias campanhas de monitorização efetuadas nas praias portuguesas, no âmbito das atividades do Programa Bandeira Azul. Durante essas ações foi notória a predominância de certos itens e impôs-se uma reflexão sobre as suas origens, os seus impactos, os seus tempos de degradação e as formas de os reduzir.

Assim, com esta exposição são apresentados os resíduos mais encontrados em limpezas de praia, promovendo uma reflexão sobre as suas origens e sobre o impacto na nossa vida.

Os suspeitos são acompanhados pelas suas “penas de prisão”, ou seja, por peças em PVC, que indicam o tempo de duração dos resíduos no mar. Estas peças encontram-se colocadas junto à exposição e ajudam a sensibilizar para o impacto dos resíduos.