Comissão Municipal de Defesa da Floresta reúne para propor ações no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Comissão Municipal de Defesa da Floresta
26 Março 2018

Decorreu, no dia 23 de março de 2018, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Vagos, uma reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta (CMDF).

Esta reunião teve como objetivo avaliar as proposta das ações para 2018, a serem incluídas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

As comissões municipais de defesa da floresta são estruturas de articulação, planeamento e ação que têm como missão a coordenação de programas de defesa da floresta. Têm, também, como atribuições a elaboração de um plano de defesa da floresta contra incêndios que defina as medidas necessárias para o efeito e que inclua a previsão e planeamento integrado das intervenções de diferentes entidades perante a ocorrência de incêndios. Em sede de reunião da CMDF definem-se, também, as intervenções de Gestão de Combustível a executar, nas áreas florestais do Concelho de Vagos, relativas à rede viária, infraestruturas de distribuição de energia, aglomerados urbanos, parques e polígonos industriais, e outras infraestruturas.

Fazem parte da comissão:

• O presidente da câmara municipal;
  • O coordenador municipal de proteção civil;
  • Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vagos e 4 representantes das freguesias do concelho,  designados pela assembleia municipal;
  • Um representante do ICNF, I. P.;
  • Um representante da GNR;
  • Um representante das organizações de produtores florestais (AFBV);
  • Um representante da IP, S. A., (Infraestruturas de Portugal);
  • Um representante da EDP distribuição;
  • Um representante da Rede Elétrica Nacional – REN.