Campanha de Vacinação Antirrábica e de Identificação Eletrónica - 2018

14 Junho 2018

A campanha de vacinação antirrábica e de identificação eletrónica (microchip) de cães e gatos inicia-se no próximo dia 2 de julho (segunda-feira) decorrendo até ao dia 13 de julho e percorrendo todas as freguesias do Município de Vagos.

As datas, horas e locais das concentrações podem ser consultadas no link que se segue:

Avisa-se que todos os detentores de cães e gatos que compareçam a esta campanha ou no Gabinete Veterinário Municipal, deverão fornecer na altura, os seguintes dados, para efeitos de preenchimento do respetivo recibo e/ou ficha de microchip:

Nome completo; Morada; Número de BI (Bilhete de identidade) ou CC (cartão de cidadão); NIF (n.º de contribuinte); Contacto telefónico.

VACINA ANTIRRÁBICA

A periodicidade da vacinação antirrábica é dependente da vacina utilizada, sendo obrigatória para todos os cães com mais de 3 meses e é fundamental para mantermos o estatuto de país livre desta doença mortal.

A vacina utilizada nesta campanha confere uma imunidade de 3 anos.

A vacina antirrábica só pode ser realizada quando os cães se encontrem identificados eletronicamente (microchip).

No entanto, a licença de detenção de canídeos na junta de freguesia mantém-se obrigatória com periodicidade anual!

MICROCHIP (IDENTIFICAÇÃO ELETRÓNICA)

O microchip é um ato único e vitalício de identificação do seu animal, permitindo que em caso de perda ou furto do seu animal, identificar o seu dono, e que o mesmo seja encontrado por alguém ou recolhido pelo canil municipal.

A colocação do microchip é obrigatória para todos os cães nascidos após julho de 2008 e o mesmo deve ser implantado entre os 3 e os 6 meses de idade.

Taxas

A vacinação antirrábica e a identificação eletrónica estão sujeitas ao pagamento de taxas determinadas anualmente.

De acordo com o nº 2 do artigo 2º da Portaria 264/2013, de 16 de agosto, as taxas a pagar serão as constantes no Despacho do Ministro do Estado e das Finanças e da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, n.º 6756/2012, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 97, de 18-05-2012, nomeadamente:

• Vacinação Antirrábica - €5,00
  • Identificação Eletrónica (colocação de microchip) - €13,00
  • Boletim Sanitário - €1,00

Para quem não possa estar presente nestes horários, poderão sempre deslocar-se todo o ano ao Gabinete Veterinário Municipal situado na antiga Central de Camionagem (junto ao Mercado Municipal de Vagos), no seguinte horário: quartas-feiras úteis, das 14h às 17.00h.

Para mais esclarecimentos, poderão contactar através do 234799600 ou pelo e-mail:helena.sousa@cm-vagos.pt.