Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Câmara Municipal de Vagos associa-se à 'Hora do Planeta'

Câmara Municipal de Vagos associa-se à "Hora do Planeta"
Hora do Planeta
Hora do Planeta
08 Março 2018

No próximo dia 24 de março de 2018 a iluminação interior e exterior do edifício da Câmara Municipal de Vagos, a iluminação exterior do Palacete Visconde de Valdemouro, da Biblioteca Municipal e do Centro Escolar de Fonte de Angeão e, ainda, a iluminação do passadiço da Praia da Vagueira, será desligada por 60 minutos, entre as 20h30 e 21h30, numa associação à iniciativa mundial “Hora do Planeta”. Além desta iniciativa, o município compromete-se, em 2018, reabilitar várias escolas primárias, com reflexo na poupança energética, nomeadamente na instalação de luminárias com tecnologia LED e, ainda, aplicar painéis fotovoltaicos em mais edifícios municipais, como a Biblioteca Municipal de Vagos e o Centro Escolar da Gafanha da Boa Hora.

Esta é uma iniciativa, em parceria com a WWF, que pretende estimular indivíduos, empresas e comunidades a tomarem medidas para reduzir as suas emissões de carbono numa base contínua e diária. Indivíduos, empresas, governos e comunidades de todo o mundo são convidados a desligar as suas luzes, por uma hora, no sábado, 24 de março de 2018, precisamente às 20h30, para mostrar o seu apoio à ação ambientalmente sustentável.

A Hora do Planeta 2018 irá juntar centenas de milhões de pessoas de todo o mundo, independentemente da raça, religião, cultura, geografia, numa ação simbólica em defesa do ambiente, um momento único de contemplação do planeta e celebração do compromisso de protege-lo durante todo o ano.

Este é o décimo primeiro ano que o mundo fica às escuras em sinal de apoio a uma iniciativa que começou em Sydney, em 2007, e que é hoje o maior evento mundial de ação ambiental. Em 2015, a Hora do Planeta chegou a 172 países e territórios, a mais de 8000 cidades e vilas. Em Portugal, 118 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa e o Convento de Cristo, em Tomar. Em 2016 , a Hora do Planeta pretende aproveitar o poder dos seus milhões de adeptos em todo o mundo contra as alterações climáticas.

Assim, a Câmara Municipal convida todos a desligar as luzes pela “Hora do Planeta”, durante as 20h30 e 21h30, do dia 24 de março, mostrando o seu apoio e compromisso com esta causa.

Mais informações sobre esta iniciativa em http://www.wwf.pt/