Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

SEMANA EUROPEIA MOBILIDADE / DIA EUROPEU SEM CARROS 2017

SEMANA EUROPEIA MOBILIDADE / DIA EUROPEU SEM CARROS 2017
Semana da Mobilidade
19 Setembro 2017

O Município de Vagos aderiu, mais uma vez, à SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE e ao DIA EUROPEU SEM CARROS.

O Município de Vagos juntamente com o Agrupamento de Escolas de Vagos volta a aderir a esta iniciativa e têm programadas atividades de sensibilização para esta temática dentro da comunidade escolar. No Dia Europeu sem Carros, dia 22 de setembro, a Avenida Padre Alyrio de Melo (rua entre a EB 2,3 e Secundária de Vagos) estará encerrada ao tráfego automóvel, entre as 7h e as 19h, sendo permitida, apenas, a mobilidade a peões, ciclistas, veículos prioritários e transportes públicos. Assinalamos este dia consciencializando as pessoas mediante a passagem de vídeos que promovem para a mudança comportamental no sentido de uma cultura de mobilidade urbana mais sustentável e, ainda, para a comunidade escolar, algumas aulas, durante este dia, irão realizar-se ao ar livre.

A SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE, que decorre de 16 a 22 de setembro, é uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio político e financeiro da Direcção-Geral da Mobilidade e dos Transportes da Comissão Europeia. Focando-se essencialmente no tema «Mobilidade verde, partilhada e inteligente», a edição deste ano pretende promover soluções de mobilidade partilhada e realçar os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos.

Sob o slogan “A partilhar chegamos mais longe”, a campanha deste ano visa dar especial ênfase à utilização de bens ao invés da posse dos mesmos. Os prestadores de serviços disponibilizam os seus bens, recursos ou competências, a vários utilizadores através de uma plataforma fornecida por intermediários.

 A semana culmina com o evento “Dia Sem Carros”, onde vilas e cidades participantes fecham, durante todo o dia, uma ou várias zonas ao tráfego automóvel, circulando apenas peões, ciclistas, transportes públicos e veículos prioritários.

Cartaz