Semana Europeia da Juventude celebrada com mais de 200 eventos em Portugal

Slide1
03 Maio 2017

De 2 a 7 de maio, milhares de jovens celebram a iniciativa europeia que estará, também, presente no nosso distrito.

Decorrerá, no dia 03 de maio, pelas 14:30 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Vagos, o evento da Semana Europeia da Juventude 2017, organizado pelo Multiplicador Eurodesk de Vagos, coordenado pela Câmara Municipal de Vagos - no seguimento da assinatura do Protocolo entre esta e a Agência Erasmus+ Juventude em Ação.

Trata-se de um evento que contempla dois momentos: uma sessão de esclarecimento pública sobre a Rede de Multiplicadores Eurodesk, dinamizada pelo formador da Agência Erasmus+ Juventude em Ação, e um segundo momento que consistirá numa atividade lúdico-informativa e interativa (participação ativa e organizada) em formato flashmob, contando com a participação de cerca de 30 jovens. O objetivo é trazer até às associações e jovens locais mais informação acerca das oportunidades Erasmus+, potenciando a dinâmica local das organizações de juventude.

Desta forma, será assinalada, também, a abertura oficial do Balcão InfoPoint Eurodesk de Vagos. Para o Diretor da Agência Erasmus+ Juventude em Ação, entidade responsável pela iniciativa, “esta foi desenhada para ser um momento ímpar para a participação dos jovens na construção do seu futuro e da sua Europa. Serão mais de 200 eventos, durante uma semana, em todos os distritos do país. É um recorde de iniciativas e eventos a nível europeu que só é possível graças a uma rede extraordinária de parceiros que dinamizam atividades para os jovens um pouco por todo o território nacional.”

A Semana Europeia da Juventude conta, em Portugal, com parceiros estratégicos como o Instituto Português do Desporto e Juventude, IP, os Governos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, o Conselho Nacional de Juventude e a Federação Nacional das Associações Juvenis, para além de autarquias, associações locais, escolas e universidades por todo o país.

A nível local, nomeadamente para este evento, conta ainda com o apoio das escolas do Concelho de Vagos, Polo de Incubação de Vagos e Núcleo Empresarial de Vagos (NEVA).

Toda a Europa estará, em simultâneo, a comemorar a Semana Europeia da Juventude, com centenas de eventos e atividades, entre os dias 2 e 7 de maio de 2017.

Mais de 30 países europeus organizam eventos e atividades para os jovens numa semana dedicada à juventude na Europa. Com workshops, sessões de esclarecimento e partilha de testemunhos, espera-se que os jovens consigam perceber e integrar-se da melhor forma na construção do projeto Europeu.

Para mais informações ou declarações:
Pedro Couto Soares, diretor da agência nacional
Pedro.soares@juventude.pt ou 961761200