Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Inauguração da Incubadora IERA Polo de Vagos

Inauguração da Incubadora IERA Polo de Vagos
logo
_MG_8109
09 Março 2016

Realiza-se, no próximo dia 11 de março de 2016, pelas 17h15, a inauguração da Incubadora IERA Polo de Vagos, no auditório do edifício do NEVA, localizado na Zona Industrial de Vagos e que conta com a presença da Associação de Marketing de Aveiro (AMA), o Gabinete de Inserção Profissional (GIP), a Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) e do orador convidado Nuno Correia Silva, do BNI (Business Networking International).

Realiza-se, no próximo dia 11 de março de 2016, pelas 17h15, a inauguração da Incubadora IERA Polo de Vagos, no auditório do edifício do NEVA, localizado na Zona Industrial de Vagos e que conta com a presença da Associação de Marketing de Aveiro (AMA), o Gabinete de Inserção Profissional (GIP), a Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) e do orador convidado Nuno Correia Silva, do BNI (Business Networking International).

A Incubadora IERA Polo de Vagos funciona no Edifício de Equipamento e Apoio Social e Ad-ministrativo da Zona Industrial de Vagos, disponibilizando, neste momento, dois gabinetes individuais, um espaço de cowork, uma zona de convívio e uma sala de reuniões. Está pen-sado, no futuro, a criação de mais quatro gabinetes individuais.

Para além destas valências, os utentes da incubadora IERA Polo de Vagos poderão utilizar outros espaços como um auditório polivalente com capacidade para 130 pessoas, quatro salas de formação e um jardim interior. No edifício estão instalados, ainda, um restaurante, um infantário pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Vagos, algumas empresas presta-doras de serviços e a sede do Núcleo Empresarial de Vagos.

O apoio da Incubadora IERA Polo de Vagos à incubação é desenvolvido através dos progra-mas de pré-incubação e de incubação, que disponibilizam uma oferta integrada de espaços e de serviços. Desta forma, o Município de Vagos irá acompanhar empreendedores na sua fase inicial e promover a criação de spin-offs inovadoras em setores estratégicos como o Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, Agroindústria e Agroalimentar, TICE e Turismo.

A integração desta Incubadora no ecossistema na Zona Industrial de Vagos e Parque Empre-sarial de Soza potencia o surgimento de dinâmicas e de sinergias entre o meio empresarial já existente e os novos empreendedores, numa perspetiva de complementaridade e de reforço do desenvolvimento económico sustentável do concelho de Vagos e da Região de Aveiro.

A Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA) é um desafio estratégico assumido pelos Municípios da Região de Aveiro, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) e a Universidade de Aveiro (UA), com o objetivo de potenciar economicamente as estratégias territoriais de promoção e de desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação social, através de ações diferencia-doras e qualificadoras, de espaços (polos) e de serviços de apoio à incubação de ideias de negócio e de empresas. As incubadoras IERA beneficiam de uma estratégia comum e de uma oferta integrada de equipamentos e de serviços, geridos de forma autónoma, e da utilização do conhecimento científico da UA, incluindo a experiência na gestão de incubadoras de em-presas, num processo dinâmico e de interação que incorpora as especificidades e os recursos resultantes das dinâmicas de empreendedorismo municipal, incluindo a vertente de inova-ção social.


Sobre:

Associação de Marketing de Aveiro (AMA)
A AMA surgiu em 2011 com o objetivo de incentivar, apoiar e promover o desenvolvimento económico e social da região centro através da divulgação e implementação do conheci-mento, nas vertentes de gestão empresarial ligadas à estratégia de marketing.
Tem como objetivos desenvolver a pesquisa, aprendizagem, formação e prática na área de marketing de forma a ampliar os conhecimentos relativos à Gestão Estratégica de Marketing; estimular o intercâmbio do conhecimento aos diversos profissionais ou interessados na área de Gestão Estratégica de Marketing; promover e organizar de grupos de discussão, fóruns, painéis, palestras e programas; e publicar e divulgar informação de reconhecido valor no âmbito da Gestão Estratégica de Marketing. 

Associação Nacional de Direito ao Crédito
A Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) é uma associação privada, de utilidade pública, sem fins lucrativos, pioneira no Microcrédito em Portugal. Apoia gratuitamente pes-soas com capacidade empreendedora para desenvolver um pequeno negócio. Oferece apoio a quem não tem acesso a o financiamento comercial, em parceria com várias institui-ções financeiras que concedem empréstimos aos projetos propostos pela ANDC. Esta associ-ação, através de uma equipa de técnicos especializados, em todo o território nacional, realiza um acompanhamento gratuito e de proximidade, desde a preparação do Plano de Negócios até ao reembolso. A ANDC beneficia de financiamento do IEFP.

Gabinete de Inserção Profissional
A Santa Casa da Misericórdia de Vagos, em articulação com o IEFP, dispõe de um  Gabinete de Inserção Profissional (GIP) integrado na Rede Local de Intervenção Social, para prestar apoio a jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mer-cado de trabalho.
O GIP promove ações de apoio na procura ativa de emprego e desenvolvimento da atitude empreendedora assim como desenvolve ações de informação sobre medidas ativas de em-prego e formação, oportunidades de emprego e formação, apoios comunitários à mobilida-de no emprego e formação. promove a captação e divulgação de ofertas de emprego.

Nuno Correia da Silva
Nuno Correia da Silva está no mundo BNI desde setembro de 2007. Iniciou a sua presença como Membro no grupo BNI Collippo, em Leiria, e logo de seguida participou na formação de um grupo, na cidade de Coimbra, em que seria o seu primeiro Presidente, o BNI Monde-go.
Como Diretor, iniciou a sua prestação em 2009 tendo tido a primeira formação para Diretor em Fevereiro de 2010, com Phil Berg e Terry Hamill.
Dinamizou a formação de cerca de 15 grupos a nível nacional entre 2010 e 2011, iniciando-se como Diretor Executivo em Dezembro de 2011, tendo a seu cargo o Distrito Coimbra. Conta já com 2 grupos ativos e está já na constituição de 2 novos grupos – BNI Top em Coimbra e BNI Empreendedores em Oliveira do Hospital.
Já realizou workshops e formações com Andy Bounds (Prémio de Melhor Formador em Ven-das do Reino Unido em 2009), Mark Rhodes e Stephen Covey.
Pretende que a sua região seja uma das melhores a nível mundial deixando a sua marca na Organização, e pretende que os seus Membros façam mais e melhores negócios. Atitude, Atitude, Atitude é para si o lema para se crescer e desenvolver nos negócios.