SESSÃO DE LANÇAMENTO DO LIVRO “FILOSOFIA DA IGNORÂNCIA”

28 Nov '20
SESSÃO DE LANÇAMENTO DO LIVRO “FILOSOFIA DA IGNORÂNCIA”

A Biblioteca Municipal João Grave recebe, no dia 28 de novembro de 2020, pelas 17h00, a sessão de lançamento do livro “Filosofia da Ignorância”, de Filipe Calhau.

Sinopse:
“Este livro é um ensaio sobre a ignorância humana. Aborda diversos vieses da ignorância, que vão desde a relação que temos com as ciências até a relação que devemos ter com a consciência e, em especial, com a felicidade. O objetivo principal é apresentar alguns ensaios que sirvam de ferramentas para que possam auxiliar os leitores a transpor pontos de vista, superando antigos entraves e ampliando tópicos de várias áreas da vida. Antes de pensarmos a relação que devemos ter com o conhecimento e a consciência, a obra sugere pensar a relação que precisamos ter com a própria ignorância.”

Sobre o autor:
O seu nome é Filipe Ricardo Ferro de Pinho Calhau. Tem 29 anos. É licenciado em Filosofia pela Universidade de Coimbra. É consultor filosófico. Membro do Conselho Fiscal da APAEF – Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico, onde dá formação certificada em Individualogia. Investigador integrado no projeto “Perspetivas sobre a felicidade”, Contributos para Portugal no WHR (ONU). Onde realizou um estágio de integração à investigação.

Autor da obra “Ensaio sobre o Individualismo”, pela Chiado Editora, 2016, da obra “A Liberdade e os escravos”, pela Emporium Editora, 2018, (com uma resenha feita pelo doutor Jorge Humberto Dias, publicada numa Revista Internacional de Filosofia Aplicada, Haser) e das obras “Individualogia” (com prefácios do doutor Jorge Humberto Dias e do doutor Joaquim Parra Marujo), “Filosofia e felicidade”, “Poesia Individualista” e "Ontem morri", pela Chiado Publishers, 2019.  Em 2020 já publicou a obra "Filosofia aplicada à consciência e felicidade" (com prefácio do doutor Jorge Humberto Dias) e a obra "Filosofia da ignorância", Mikelis.

Participou com a publicação de um artigo: "Perspetivas éticas pedagógicas contemporâneas sobre a «Ética a Nicómaco» de Aristóteles." (2020) IN Dias, J. (Ed.). Perspetivas sobre a Felicidade. Contributos para Portugal no World Happiness Report (ONU). Volume 2. Lisboa: Gabinete PROJECT@. pp. 71-91.

Foi Conferencista na 5ª edição do Seminário de Estudos sobre a Felicidade, com o tema: "Ética a Nicómaco", realizado na Universidade Católica Portuguesa a 29 de maio de 2019.

Criou a ciência-filosófica Individualogia, uma filosofia da Individualidade, aplicada à consciência e felicidade, onde está disponível para dar consultas. Tem um Canal no YouTube de Filosofia – Aconselhamento Filosófico, com o nome “Filipe Ferro Calhau”, com quase 500 vídeos publicados.

Contamos com a sua presença.

A entrada é livre.

Ver cartaz