Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Capela de Santa Maria Madalena de Rio Tinto

A capela de Santa Maria Madalena de Rio Tinto foi construída em 1982, com projeto do engenheiro Alfredo Gonçalves Ferreira Soares, de 1981. Substituiu a anterior capela, existente desde o século XVII e reconstruída pelos moradores do lugar em 1762, na qual em 1800 se aplicou um retábulo com trono.

Tem planta retangular com fachada em empena, revestida azulejo de padrão no qual se aplicou um painel policromo representando Santa Maria Madalena, com torre sineira quadrangular salientada à esquerda.

No presbitério, ladeando a imagem grande de Cristo crucificado, apoiam-se, em mísulas, as imagens do Menino Jesus de Praga e de Santa Eufémia. Nas paredes da nave, do lado esquerdo, junto ao sacrário, encontra-se a imagem titular de Santa Maria Madalena, em madeira policromada, oferecida por Manuel Martins, em 1958, e a imagem de Nossa Senhora das Dores. Do lado direito, expõem-se, ao culto, as imagens da Virgem de Fátima, de São Sebastião e de Santo António. Tem particular interesse a pequena imagem setecentista de São Sebastião sobrevivente da anterior capela.

O lugar de Rio Tinto, embora fazendo parte do antigo concelho de Sorães, gerido pela Comenda de Ansemil da Ordem de Malta, pertenceu eclesiasticamente à paróquia de Soza. Pela criação da paróquia de Ouca, em 8 de junho de 1956, a capela foi desanexada da paróquia de Soza.

A festa em honra de Santa Maria Madalena de Rio Tinto é celebrada no seu dia próprio a 22 julho ou domingo seguinte.

CHAPEL OF SAINT MARY MAGDALENE OF RIO TINTO