Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Vagos +Composto

O município de Vagos submeteu a sua candidatura e viu aprovado o projeto piloto “Vagos+Composto” dedicado à compostagem comunitária e doméstica numa zona residencial com elevada densidade populacional, na Vila de Vagos. Com o objetivo de promover a separação seletiva de biorresíduos, contribuindo para o desvio da fração orgânica do circuito de recolha indiferenciada, reduzindo a deposição de resíduos em aterro, nomeadamente dos biorresíduos, permitindo a melhoria da qualidade dos materiais triados nas linhas mecânicas, a redução dos odores nos aterros e a produção de um composto 100% natural de alto valor acrescentado e que será utilizado para fertilização de jardins públicos, hortas pedagógicas das escolas ou de outras instituições da economia social do concelho.

O projeto permitiu ao município instalar três ilhas de compostagem no Centro da Vila de Vagos, distribuir 50 compostores domésticos pelos munícipes de todo o concelho e produzir materiais de comunicação e divulgação para sensibilização nesta matéria.

A implementação do projeto contribuí para o cumprimento da meta de obrigatoriedade da recolha seletiva de biorresíduos por parte dos municípios a partir de 31 de dezembro de 2023.

A candidatura com enquadramento no âmbito do Aviso “RecolhaBio2022- Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos”, promovido pelo Fundo

Ambiental, direcionado para os municípios integrados na Comunidade Inter-regional da Região de Aveiro, contemplou um apoio financeiro do Fundo Ambiental de 38 395,02€.

Para conhecer mais o projeto consulte a página dedicada ao “Vagos +Composto”.

Ficha de Projeto Recolhabio 2022