Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

LUSÍADAS, A ALMA DA (NOSSA) GENTE

LUSÍADAS, A ALMA DA (NOSSA) GENTE
16 Novembro 2020

 

A Biblioteca Municipal de Vagos irá ter patente ao público, entre 21 de novembro e 31 de dezembro, a exposição “Lusíadas, a alma da (nossa) gente”, da autoria da artista plástica Gina Marrinhas.

 

A Biblioteca Municipal de Vagos irá ter patente ao público, entre 21 de novembro e 31 de dezembro, a exposição “Lusíadas, a alma da (nossa) gente”, da autoria da artista plástica Gina Marrinhas.

A Exposição, que se encontra em itinerância pelas Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, é constituída por 16 pinturas a óleo sobre tela, inspiradas na obra “Os Lusíadas” de Luís de Camões que estarão patentes, na sala de exposições, no 2º andar da Biblioteca.

As emoções no silêncio

“As imagens fitam-nos numa sequência emotiva cheia de silêncios evidentes, que nos transportam para o seu interior, encarnado em fragmentos e manchas, numa narrativa imprevista que nos preenche e conduz num labirinto entre a matéria e o espírito.

A pintura de Gina Marrinhas conta-nos uma história de emoções profundas, que exprime o inconsciente-consciente pessoal. Apologia sensorial que valoriza a imagem, de impacto visual assumido, e mergulha nas águas de um oceano turbulento, cheio de belezas inocentes, que parecem atingidas pela tristeza, em meios sorrisos interrogativos e plenos de ironia esboçada, sussurrando segredos.” (Texto de Sérgio Azeredo I presidente do Grupo AveiroArte, 2019)

Biografia

Gina Marrinhas nasceu em 1950, em Macinhata do Vouga, concelho de Águeda, distrito de Aveiro. Estudou em Aveiro e em Lisboa. A sua necessidade de aperfeiçoamento no campo da pintura levou-a até a Fundação Calouste Gulbenkian e até à Cooperativa Artística Árvore, onde frequentou, durante cinco anos, aulas de pintura com o prof. Alberto Péssimo, além de ter obtido formação, também, no atelier do mestre. É sócia do AveiroArte. Expõe individualmente desde 1999.

Exposições individuais

Algumas galerias nas quais expôs recentemente, a título individual: Biblioteca Municipal Manuel Alegre-Águeda; Câmara Municipal de Oliveira do Bairro; Centro Cultural de Oiã; Museu de Ovar; Galeria Morgados da Pedricosa (Aveiroarte); Paços do Concelho-Aveiro; Antiga Capitania do Porto de Aveiro; Centro Cultural de Esgueira; Espaço Q Quadras Soltas-Rua Miguel Bombarda-Porto.

Exposições Coletivas

Galerias onde esteve presente, nos últimos anos: Galeria Esteta-Porto; Casa dos Açores-Porto; Câmara Municipal de Souselas; Casa da Beira Alta-Porto; Fundação Luís Araújo-Porto; Casino da Figueira da Foz; Centro de Congressos da Alfândega do Porto; Solar do Alvarinho-Melgaço; Cooperativa Artística Árvore; Auditório da Câmara Municipal de Vila do Conde; Galeria do Aveiroarte. Foi selecionada para a 2ª Bienal Internacional de Arte de Gaia, 2017.

Representações

Está representada em diversas coleções de entidades coletivas, entre elas: Fundação Dionísio Pinheiro-Águeda; Câmara Municipal de Águeda; Museu Etnográfico Praia de Mira; Santa Casa da Misericórdia de Aveiro; Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis; Museu de Vouzela; Museu de Ovar; Orfeão de Águeda. Tem obras espalhadas por diversos países como Espanha, França, Brasil, Paquistão, Islândia e Estados Unidos América, em coleções particulares.